sábado, 9 de fevereiro de 2008

Philippe Starck, a grande estrela do mundo dos objetos

O designer Philippe Starck nasceu em 1949, em Paris, na França. O interesse em criar e descobrir como eram construídos os objetos o levou a ingressar na Ecole Nissim de Camondo, na capital francesa na década de 60. Desde o início, mostrou sua ousadia e constante procura pelo novo. Com apenas 20 anos, participou de um projeto que produzia casas infláveis. Desde então, ele vem criando projetos arquitetônicos e objetos surpreendentes, que chamam a atenção por seu visual inusitado.
Em 1969, passou rapidamente pela grife francesa Pierre Cardin, onde produziu peças com design exclusivo. Nos anos 70, Starck trabalhou muito como designer de interiores, criando principalmente ambientes ousados para casas noturnas e restaurantes. Dez anos depois, fundou a Starck Productions e participou de importantes projetos, como por exemplo com o então presidente da França, François Mitterand, que o contratou para renovar seu apartamento.
Em 1975, passou a se dedicar também à criação de objetos e produtos. Com seu escritório, fez projetos em todo o mundo, até na China. Em Pequim, por exemplo, criou o ambiente de um bar e restaurante ultra hype. Lá, até mesmo armas AK-47 foram incorporadas ao projeto.
Suas criações são as mais variadas: vão desde um pequeno relógio ou tênis – como na parceria com a Puma – como o desenho de todo um ambiente ou edifício. O que estas peças e espaços têm em comum? O estilo arrojado, colorido e bem humorado do designer francês.
Uma de suas maiores preocupações é levar seu estilo moderno e bem humorado para as peças comuns, que usamos no dia-a-dia. Um dos objetos desenvolvidos por Starck que mais fez sucesso foi o espremedor Juicy Salif, que, feito com alumínio, tem um desenho extremamente inovador e ainda assim é funcional.
Hoje, Starck coleciona prêmios internacionais e é mundialmente consagrado, dividindo seu tempo entre Nova York, Veneza e Paris. O designer já ganhou status de celebridade e intriga as pessoas com sua personalidade e criações.
Starck se autodefine como alguém que não tem gosto específico, não é inquisitivo e, principalmente, não gosta de falar -sobretudo quando o assunto é design. É um artista autodidata que tem como grande diretriz a afirmação: "eu não me importo com a aparência dos objetos, mas sim com os sentimentos que eles causam nas pessoas".
Especializou-se em tudo e desenha para todos, pelo mundo afora: de lambretas a escovas de dente, passando por barcos, móveis, malas de viagem, luminárias, telefones. Seu trabalho sempre foi alvo de muita crítica, mas sua única preocupação é jamais deixar de dar plena liberdade à sua criatividade.

3 comentários:

Unknown disse...

Allan,
Adorei este site. estou construindo um sobrado porém no segundo piso estamos pensando em colocar piso flutuante, sendo que no 1 piso e porcelanato bege e o mármore da escada será bege Bahia as soleiras e peitoris serão preto.
Obrigada
Giselda.

Unknown disse...

Ok obrigada.

Unknown disse...

Aguado resposta.