domingo, 3 de fevereiro de 2008

Animais domésticos e sua casa

Foto: Divulgação Internet
Quem já não ficou uma “arara” ao ver sua cortina tão adorada, seu tapete de herança ou um sofá que custou tão caro serem destruídos pelos animais de estimação?

Ter um animal de estimação em casa é o sonho de muita gente, em especial, das crianças. Mas o encanto com aqueles bichinhos fofinhos fica por um fio depois que eles passam a destruir cortinas, urinar no sofá, roer um osso embaixo da cama e desfiar os tapetes. Tudo bem, o ideal é educá-los desde cedo, mas e se a rebeldia deles acompanhá-los até a idade adulta? Bem, se livrar do animal parece não ser a melhor solução. Então fique atento às dicas do arquiteto Allan Feio, antes que a sua casa seja virada de cabeça para baixo.
Antes de levar um animal para casa, é importante ter consciência de que eles agem por instinto e, por isso, precisam ser respeitados. No entanto, muitos comportamentos podem ser condicionados. Mas se você não conseguiu educá-los, então tente adaptar sua casa a eles.
Em vez de se estressar com as necessidades fisiológicas dos bichinhos, pense em como tornar a limpeza da casa mais prática, começando pelo piso. “Sem dúvida, os pisos cerâmicos ou porcelanatos são os mais indicados, pois são resistentes e de fácil limpeza. O granito também é uma opção cabível neste caso, mas vale salientar que ele é mais poroso que o cerâmico. Pisos de madeira são desaconselhados, pois podem manchar e sofrer arranhões”, alerta o arquiteto. Ainda no piso, evite tapetes que desfiem com facilidade - para a alegria dos gatos. Os mais indicados são tapetes de sisal ou polipropileno.
Outro drama comum bem conhecido dos proprietários de gatos é a destruição de tapetes, madeiras e cortinas. Isso porque os gatos afiam as unhas onde melhor os convém. Mas se por um lado você não vai poder eliminar o hábito do gato, você pode pelo menos adaptar o ambiente. “Como vai ser difícil encontrar materiais mais resistentes, disponibilize locais com ‘arranhadores’, que eles possam utilizar a vontade”. Para essa finalidade, o arquiteto sugere pedaços de madeira ou MDF.
Um dos alvos preferidos dos animais é a cortina. Quem nunca pegou o cachorro urinando ou o gato escalando nela? Segundo o arquiteto, o melhor a fazer é trocar os tecidos finos por materiais mais resistentes e com tramas mais fechadas para evitar que os bichos a desfiem. “Tecidos finos, como seda e voal, definitivamente, devem ficar de fora. Pode-se ainda aplicar impermeabilizante nos tecidos para garantir uma maior longevidade do material”, acredita Allan.
O sofá também sofre com animais de estimação. Além de ser um lugar onde os bichos de vez em quando usam como banheiro, é comum a presença de pêlos. Para o arquiteto, neste caso, o melhor a fazer é investir em sofás de material impermeável, como a lona. “Como são facilmente laváveis, os pêlos não serão problema. E no caso de o animal urinar no estofado, não causará estragos maiores. Há ainda instrumentos específicos, vendidos em pet shops, que coletam os pêlos espalhados facilmente. Não esqueça dos estofados das cadeiras, que também podem ser atingidos”, avisa.
Uma forma de desviar a atenção dos animais domésticos dos seus móveis é investindo na casinha deles. “O bichinho precisa de um cantinho com cama, comida, água e o espaço para o banheiro. Uma caixinha com areia pode ser usada para este fim. O espaço do bichinho também pode ser forrado com papel absorvente”, indica Allan.

Publicado na Revista Diário - 03/02/08

Nenhum comentário: