sábado, 16 de fevereiro de 2008

Como escolher o piso ideal para cada ambiente

Na hora de construir ou reformar a casa ou apartamento, muitos se esquecem que o revestimento é um dos itens fundamentais, e acabam escolhendo pisos apenas pela estética. Beleza aliada à funcionalidade é o casamento perfeito. O mercado oferece inúmeros tipos de pisos, começando pelas Cerâmicas tradicionais, passando pelo cultuado Porcellanato e pelos laminados e terminando no moderníssimo e ecologicamente correto acimentado refratário. Cada ambiente pede um tipo diferente de piso, que se adeque ao seu uso.
Para o arquiteto Allan Feio, o proprietário deve buscar um material que além de atender a sua necessidade pessoal, tenha beleza, praticidade e durabilidade. "O mercado apresenta hoje pisos que combinam com todos os gostos e realidades. Solteiros, casados, sem ou com filhos e até bichos de estimação possuem necessidades bem específicas. Muitas vezes o cliente escolhe um revestimento sem se preocupar com as especificações do espaço e acaba tendo problemas", explica.

Observe as dicas do arquiteto Allan Feio para escolher o melhor tipo de piso para seu ambiente:

CERÂMICO: “É o mais comum e utilizado, em função da variedade e praticidade. Pode ser usado em todos os ambientes, sempre obedecendo a escala de resistência à abrasão (PEI), que define a resistência ao desgaste provocado pelo tráfego de pessoas. O PEI varia de 0 a 5. Em banheiros e áreas molhadas o ideal é usar os antiderrapantes”.

PORCELLANATO: “É impermeável e possui alta resistencia quando comparado às pedras naturais e outros tipos de cerâmica. Por sua grande durabilidade, é especialmente indicado para todos os espaços da residência. É encontrado nas versões polida, esmaltada e natural. Na hora da compra observe se está levando a argamassa para assentamento indicada para porcellanato”.

LAMINADO: “Pode ser de alta pressão ou resistência. A grande vantagem é que pode ser instalado diretamente sobre pisos já existentes, como cerâmico ou taco de madeira. É uma solução prática, econômica e eficiente no caso de reformas, evitando os tradicionais "quebra-quebra" e acúmulos de entulhos. É antialérgico e sua manutenção é muito simples, bastando apenas um pano úmido. Não pode ter contato direto com água. Aconselha-se o uso em salas e quartos”.

GRANITO: “É um revestimento nobre e tradicional. Possui uma variedade grande de tons. Por ser liso, deve-se utilizar em ambientes não molhados como salas. O custo alto torna seu uso mais limitado”.

PEDRAS NATURAIS: “Mais indicado para ambientes externos, como piscinas. Tem acabamento rústico e é antiderrapante. Deve-se impermeabilizar com resina acrílica para diminuir a porosidade. Deve-se limpar com freqüência para evitar formação de limo”.

ACIMENTADO REFRATÁRIO: “É a tendência mundial. Sua matéria prima é a base de cimento, sendo artesanal, atérmico e antiderrapante. Diferentemente do que se pode imaginar, possui um acabamento fino e requintado. É encontrado em várias cores, tamanhos, texturas e modelos. Possui peças complementares para acabamento. Pode ser usado em salas, quartos, banheiros e áreas externas. O fabricante desenvolveu uma linha específica de produtos para facilitar sua limpeza”.


Publicado em O Liberal

224 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 224 de 224
Pérola Reis disse...

aLLAN, ALUGUEI UMA CASA ONDE EXISTEM DUAS ÁREAS EXTERNAS QUE IREI COBRIR, SERVINDO-ME DE CORREDOR PARA ACESSO DE MEUS CLIENTES. Aentrada da recepção é em mármore e nessas áreas que serão cobertas o piso é de revestimento externo antiderrapante. O interno da casa é de cerâmica tipo quadradinho na cor verde claro. Estou na dúvida sobre a cobertura ou não desse revestimento externo que passará a ser interno, pensei em usar durafloor, porém o custo é elevado para mim; pensei em utilizar pintura epoxi, resina ou paviflex, mas não sei o custo destes. Vc me daria alguma dica?

Lucy disse...

boa tarde Allan
Acabo de construir um salão de Beleza de 48M²,preciso de ajuda para comprar o piso, o que vc me indicaria para recepcao, sala de corte, sala quimica, sala para noiva, escritorio e lojinha, tendo um pergolado de 2m X 70cm, pretendo revestir esta parede e nao sei se é necessario revestir a parede onde fica os lavatorios. sua opiniao sera muito valida para mim.
Obrigada, Lucy

24 de feverreiro de 2015



Anônimo disse...

Olá Allan estou em dúvida vou colocar porcelanato branco de 60x60 na minha cozinha e gostaria de colocar duas peças de porcelanato 80x80 preto vc acha que fica bom

Anônimo disse...

Boa noite! gostaria de uma informação, vou construir um quarto, um banheiro e uma cozinha, a minha cozinha vai ficar a copa, paredes consignado, gostaria de saber q piso seria melhor, se poderia colocar o msm piso em todos cômodos,
desde já muito obrigada! !!


Anônimo disse...

Boa noite! gostaria de uma informação, vou construir um quarto, um banheiro e uma cozinha, a minha cozinha vai ficar a copa, paredes consignado, gostaria de saber q piso seria melhor, se poderia colocar o msm piso em todos cômodos,
desde já muito obrigada! !!


Unknown disse...

Ola Allan boa noite ... ( não sei se o meu primeiro comentário foi ) .
Eu gostaria de saber se o mesmo piso na casa inteira fica feio (tirando banheiro ) ,eu queria por porcelanato 60x60 polido marrom escuro, falam que cor escura no chão deixa o ambiente menor , então eu não sei o que fazer ... Porque estou esperando decidir o piso , para começar a comprar os moveis ... Porque se eu por o chão escuro vou por os moveis claros , e se o chão for claro irei por os moveis escuros ... Não sei se isso e o mais correto ,não sei me ajuda PF ..




Obrigada

karyn azevedo disse...

Olá.
vc recomenda Rodapé embutido? Vou colocar marmore travertino no chao do baheiro e queria saber qual rodapé colocar..

karyn azevedo disse...

Qual rodape indica? Embutido eh bom? Viu colocar marmore travertino no chao do banheiro e preciso saber qual eh mais indicado..

Lari disse...

Olá Allan ,
Compramos um apt de 50 metros quadrados. E vamos usar o porcelanato polido Bianco Elizabeth (meio bege) na casa toda, porém estou com dúvidas se podemos usar o parcelanato polido na cor branca no banheiro . Vai ficar estranho??? Ou fica bonito? Ou uso o mesmo que vamos usar no restante do apt??? Me ajuda?rs

LUCIANA disse...

BOM DIA ALLAN!!!

JA ENTENDI PELO SEUS COMENTÁRIOS SOBRE AS SOLEIRAS PARA DIVIDIR OS AMBIENTES, MAS MINHA DÚVIDA E:
MINHA SALA E AMERICANA E TENHO UM CORREDOR Q VAI P OS DOIS QUARTOS, E UMA CASA PEQUENA RETANGULAR, COMPREI UM PISO PARA A SALA AMERICANA (COZINHA IGUAL)QUE ORNA COM O DO CORREDOR E UM NO ESTILO MADEIRA PARA O CORREDOR E QUARTOS, DIVIDOS POR SOLEIRAS QUE ORNAM COM OS PISOS NO MESMO TOM. MAS ESTAO TENTANDO ME CONVENCER DE QUE O CORREDOR TEM DE SER O MESMO PISO PARA A SALA E COZINHA(AMERICANA). ISSO É UMA REGRA OU APENAS UMA TENDENCIA OU UMA OPINIAO PESSOAL?

elida disse...

Olá allan gostaria de sua opinião, vou colocar piso imitação do porcelanato na sala, corredor e cozinha, pensei no bege e no quintal escolhi um piso emborrachado como pedras marrom, gostaria de saber se na area de lavandeiria que é um espaço bem grande e que mais para frente vou fazer churrasqueira, me duvida é coloco o piso igual da casa nesta área ou coloco tudo como o quintal?

Unknown disse...

Boa tarde , estou com uma dúvida, estou construindo e a minha vontade é colocar porcelanato polido puxado para o tom bege na sala, corredor e cozinha e nos quartos colocar porcelanato amadeirado você acha que vai combinar ou que vai ficar estranho o fato de não ser o mesmo do corredor com os quartos e qual a sugestão de soleira ?

Anônimo disse...

Boa noite, gostaria de usar um porcelanato com aspecto marmorizado em todos os cômodos da csa, incluindo os banheiros (suite e social) sendo que nos banheiros vou colocar detalhes como pastilhas ou amadeirados. Quero saber se dessaforma ficaria bom?

Obrigada

Larissa

Anônimo disse...

Bom dia!estou em duvida,será que ficaria bom piso de madeira nos quartos e corredor,e na sala e cozinha porcelanato?

Anônimo disse...

Bom dia!estou em duvida,será que ficaria bom piso de madeira nos quartos e corredor,e na sala e cozinha porcelanato?

Unknown disse...

Olá, Gostaria de saber se existe algum probelma em colocar pocelanato 60 x 60 em uma sala conjugada com a varanda ou tem que ser 80x80 por ser um ambiente relativamente grande 20m²?

Unknown disse...

tenho um ambiente de cerca de 20m² de sala de jantar e estar conjugadas. Tem problema colocar um porcelanato 60x60 ou tem que ser 80x80?

Conceição disse...

Oi meu nome é Conceição Tavares,estou fazendo uma casa de dois andares já botei o piso embaixo, devo botar o mesmo piso em cima ou pode ser de outra cor?

Unknown disse...

Olá to terminando de construí minha casa minha cozinha e América vou colocar porcelanato branco mo chão da cozinha e na sala e em uma parede da sala vou colocar um piso claro com relevo parecendo pedra e vou coloca nessa parede a minha TV de 46 polegadas grudada nela e vou manda fazer uma peça de madeira Que vai fica no chão de baixo da TV

eu esqueci o nome pra colocar o DVD cima vc acha que vai ficar legal fica legal

Anônimo disse...

Olá allan,

Minha casa é grande toda rodeada de varanda. Minha duvida é se posso usar ceramica na varanda e na sala de estar e jantar posso usar porcelanato?

Anônimo disse...

Boa tarde, estou com uma dúvida enorme. No salão de festa qual é o melhor piso? Pensei o porcelanato. ele é apropriado?

Unknown disse...

Olá boa noite !
Será que você pode me ajudar?
Quero colocar porcelanato na mesma cor (talvez um bege ou ainda mais claro) na sala, cozinha, corredor e quartos sendo só o banheiro de cor diferente mais porém também de cor clara será que vai ficar bom?
E será que é tenho quer colocar soleira em todos os cômodos ou só no banheiro e cozinha?
Desde já agradeço!

maria disse...

boa tarde estou reformando minha casa a minha casa e coloquei nos quartos e no corredor piso que imita o amadeiradado ena cosinha e no banheiro comprei o piso xadrez pra colocar do mesmo modelo e cor vc pode me informar se combina

Iracy Lencina disse...

Olá bom dia,
Estou construindo e em fase de acabamento, surgiu uma grande dúvida, na churrasqueira que é integrada com a cozinh, estamos colocando porcelanato em formato de deck, e na área da externa outro porcelanato ante aderente, nossa dúvida seria, na divisão dos dois ambientes, areia da churrasqueira e quintal, tem uma grelha de fora a fora, devemos colocar a soleira ou neste caso ?

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 224 de 224   Recentes› Mais recentes»