sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Dicas para uma cozinha funcional

Já passou o tempo em que as cozinhas eram meros redutos de fazer comida. É claro que este objetivo ainda é o central, mas a cozinha contemporânea tem que ser aconchegante e, principalmente, multifuncional. Normalmente este ambiente possui dimensões reduzidas e espaços limitados. É essencial tomar alguns cuidados na hora de seu planejamento, para garantir a funcionalidade e estética. Alguns detalhes são importantes e não devem ser esquecidos. É a soma desses elementos que farão toda a diferença no final.
Se você está construindo ou reformando, a melhor forma de garantir uma cozinha funcional é contratando os serviços de um profissional. Segundo o arquiteto Allan Feio, “é preciso entender os hábitos da família para adequar o espaço existente às suas necessidades. Além disso, deve-se prever uma boa ventilação e iluminação naturais”.
Na cozinha, a circulação deve ser livre e tudo precisa estar à mão e perto da área de preparo dos alimentos. O ponto de partida para um bom projeto é a posição da pia, fogão e geladeira. “Para facilitar a circulação e tornar o trabalho mais prático, coloque esses três elementos em forma de triângulo. Chamamos isso de triângulo funcional. Num ponto fica a área de cozimento, no outro a de armazenamento e, por fim, a área de limpeza, ou seja, pia, fogão e refrigerador. Este tipo de recurso aumenta muito a funcionalidade da sua cozinha", ensina Allan. A distância entre cada um deles deve ser definida cuidadosamente no projeto, pois tanto a falta, como o excesso de espaço entre eles, influencia no resultado. Este tipo de solução é possível para qualquer formato de cozinha, exceto aquela que possui todos os elementos distribuídos em uma só parede.
Havendo espaço disponível, planeje a localização de outros eletrodomésticos, como lava-louças, microondas e freezer. O freezer deve estar sempre ao lado da geladeira, para facilitar as tarefas. Mesmo para espaços menores já é possível pensar em alocar esses equipamentos na sua cozinha, pois muitos fabricantes oferecem linhas de produtos com dimensões mais reduzidas, especialmente para esses casos. Eles devem estar sempre acessíveis, em nichos ou expostos sobre bancadas. Considere a colocação de coifas ou depuradores, que absorvem odores e fumaça.
As janelas devem ficar próximas à bancada de trabalho ou à pia, nunca perto do fogão, pois o vento pode apagar a chama e trazer riscos. Se possível, disponha os botijões de gás do lado de fora de casa, por medida de segurança. Para separar a louça suja da louça limpa deve-se prever espaço de cada lado da pia, que ajuda, inclusive, na hora de lavar a louça. “Uma forma de economizar espaço é utilizar um mesmo balcão para diversas funções. Assim, você pode usá-lo tanto como apoio para as panelas que saem do fogão, como para preparar alimentos, ou ainda, apoio para louça suja” aconselha o arquiteto. Se você possui um pouco mais de espaço, a tendência são as ilhas centrais, que são um apoio opcional e dão versatilidade para a cozinha. São usadas para comer, ou para receptividade e aconchego de convidados enquanto se cozinha.
Os materiais escolhidos para revestir as paredes, piso e bancadas devem ser pensados para facilitar a manutenção e limpeza da sua cozinha. O arquiteto sugere a utilização de cerâmicas ou tinta epóxi nas paredes. Os tampos podem ser em inox, granito ou Corian - combinação de minerais naturais e resina acrílica. A melhor opção de iluminação para este tipo de ambiente é a lâmpada fluorescente – que não gera sombras, nem produz calor é essencial.
O que também se delineia como característica atual é o minimalismo. Um ambiente mais limpo, dando ênfase aos aparelhos eletrodomésticos, com poucos armários e sem ter tanta coisa guardada. “Existem várias formas de se projetar uma cozinha funcional. O ambiente ideal é muito particular, cada um tem seu estilo e seu gosto. O mais importante é que seja adequada às suas necessidades” finaliza Allan Feio.


Publicado em O Liberal

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia ! Muito bacana essas dicas...mas no meu caso, minha área de trabalho ficou no meio da parede da cozinha ficando entre a geladeira e o fogão. Todos em uma parede só! Agora penso em fazer minha cozinha mas não sei como...Olhando da entrada da sala para a cozinha a janela fica ao lado esquerdo,na outra parede fica a geladeira,minha pia e ao lado o fogão . e na parede da direita um pequeno armario que tem meu microondas .
Se possível,uma dica !
Att. Jhenifer

Allan Feio disse...

Jhenifer,
o triângulo funcional nem sempre é possível. Acho que no seu caso, não há opção de mudança no lay out.
Obrigado pela visita.