domingo, 12 de setembro de 2010

O verde nas paredes

Foto: casa.com.br
Que as residências e apartamentos estão cada vez mais reduzidos, to mundo já sabe. Muitas vezes os arquitetos precisam fazer mágica para transformar aquela “caixa de fósforos” em um espaço agradável e funcional. Nestes pequenos locais nem sempre é possível arranjar um espaço para criar um cantinho verde. Que tal então montar um jardim vertical? Instalar um jardim na parede é uma boa sacada para adicionar um pouco de verde aos ambientes. Surge como uma nova tendência para decoração, principalmente ambientes internos, visto que não comprometem seu espaço físico. Este tipo de paisagismo é ideal também para quem tem pouco tempo para se dedicar às plantas, pois demanda poucos cuidados no dia-dia. Além disso, plantas aumentam a umidade e ajudam a reduzir a temperatura da casa.
Os jardins verticais podem ser montados em áreas internas ou externas, em muros ou paredes ou em qualquer ambiente como varandas, salas, cozinhas e até banheiros. As opções de instalação são diversas. Vasos com plantas podem ser fixados na parede. Outra possibilidade é criar uma superfície revestida com fibra de coco, onde as mudas são plantadas. Pode-se criar ainda uma estrutura em madeira ou um painel ripado para receber a vegetação.
É sempre bom que haja luz natural para que as plantas fiquem sempre vivas e bonitas, mas há espécies que aceitam a luz artificial. Na hora de escolher a espécie que irá compor o seu jardim vertical, deve-se optar por aquelas que se adéqüem às condições do ambientes que as acolherão. Em geral, samambaias, avencas, bromélias e orquídeas são as plantas mais utilizadas para este fim. A maior parte das plantas de pequeno porte, sem raízes muito grandes, pode ser utilizada nos jardins verticais.

3 comentários:

Gabi - obravipblogs disse...

nos dias de hoje, um verde na decoração muitas vezes dá um ar bem mais alegre para a casa! adorei o post

beijos

Anônimo disse...

Realmente muito lindo os jardins verticais.
Fiz um na minha casa através de uma empresa aqui em São Paulo, ficou maravilhoso.
A Quadro Vivo (www.quadrovivo.com) faz um trabalho excelente, recomendo a todos.

bjs, Amanda

Anônimo disse...

Esse comentário de jan/2011.....Ganhou quanto para fazer a propaganda ou foi a dona que postou?...rs