domingo, 1 de setembro de 2013

Soluções para acomodar visitas em espaços pequenos

Foto: Thinkstock/Getty Images
receber visita
Receber visitas que vêm de longe requer organização e planejamento. Saber quantas pessoas você pode acomodar, o quanto de comida deve comprar, listar que tipos de coisas você deve oferecer aos convidados… Para te ajudar nessa tarefa, conversamos com o arquiteto Allan Feio. Confira as dicas do especialista:

Falta de espaço
Segundo o arquiteto, para recepcionar as visitas com conforto é necessário prestar muita atenção, principalmente se o visitante vai ficar bastante tempo na sua casa. “Para que este hóspede sinta-se em casa, é necessário observar alguns pontos, principalmente no quarto que ele ocupará. Se o quarto for pequeno, esta tarefa pode ficar mais difícil. O ideal é que seja um quanto com banheiro privativo, para que o hóspede tenha mais privacidade. Se não for possível, o cômodo deve ficar mais próximo do banheiro social da casa”, explica.
Quanto à mobília necessária, uma boa alternativa é investir em duas camas de solteiro, estilo box. “Desta forma é possível abrigar duas pessoas individualmente e, caso seja um casal, é só unir as camas. Uma mesinha lateral é importante para apoiar uma luminária, celular e relógio”, aconselha Allan.
Um armário pequeno, com duas portas e espaço para cabideiros, prateleiras e gavetas já é o suficiente para um visitante. Se você não tiver um armário disponível, uma cômoda também é uma solução. “É bom prever também um local para as malas, de preferência na horizontal, para que o hóspede tenha acesso mais fácil aos pertences”, diz o arquiteto.

Itens essenciais para cozinha e banheiro 
Além do quarto arrumado para o hóspede, é importante também deixar o banheiro organizado e a cozinha com suprimentos extra. “Procure saber quais as preferências alimentares do visitante: o que gosta, o que não gosta ou até o que não pode comer. Procure abastecer a despensa e a geladeira com estas coisas”, aponta Allan.
Já no banheiro não podem faltar toalhas e artigos de higiene pessoal, como sabonete, xampu, algodão, fio dental, escova e pasta de dente para o caso do hóspede ter esquecido de trazer.

Decoração aconchegante
Não é somente a organização do local que deixa o hóspede mais à vontade: a decoração também ajuda bastante a criar sensação de conforto nas visitas. “O ideal é optar por uma decoração mais neutra, com tons mais sóbrios, afinal você pode receber hóspedes de várias faixas etárias e de sexo diferente. Esta dica vale para as paredes, colchas, almofadas e cortinas”, explica o especialista.
“É aconselhável não utilizar objetos muito pessoais, como fotografias, troféus e recordações, pois o hóspede pode não sentir-se à vontade. Na dúvida, pense no quarto de hóspedes como um quarto de hotel, que tem objetos mais neutros”, completa.

Visitas que levam pets
Muitas pessoas viajam e não têm com quem deixar o animal de estimação. Nesse caso, acabam até mesmo levando gatos ou cachorros na casa de parentes ou amigos. Se o seu hóspede levar um pet e você tem pouco espaço, não se desespere: sempre existe uma solução!
“Neste caso, se não houver espaço para abrigar o animalzinho no quarto mesmo, o anfitrião deve providenciar um cantinho. Pode ser na lavanderia ou numa varanda coberta, por exemplo, ambientes mais fáceis de limpar. Lá deve haver espaço para as tigelas de comida e água, além de um espaço para as necessidades fisiológicas do animal, que pode ser forrado com jornal. Não pode faltar a caminha. Se o hóspede não tiver levado o local próprio para o animal dormir, dá para improvisar com uma colcha ou edredom velho”, aconselha Allan.

Dicas extras
- Observe a qualidade do colchão. Este item é importante mesmo que seja só por uma noite, mas se torna indispensável se o hóspede for permanecer por mais tempo.
- Deixe à vista toalhas, roupas de cama, travesseiros, colchas e cobertores extras, no caso do hóspede precisar substituir.
- Caso haja espaço disponível, uma TV é muito bem vinda.

Reportagem publicada no site da Revista Casa Linda.
Texto de Isabela Zamboni.

Nenhum comentário: