domingo, 19 de maio de 2013

Reaproveitando materiais na decoração


Não faz muito tempo, falei aqui no blog sobre decoração sustentável, dando dicas de reciclagem e reaproveitamento de materiais. É sempre bom esclarecer a diferença entre um e outro. Reciclar é beneficiar materiais como vidro, alumínio, papel e plástico, transformando-se em um novo produto. Já reaproveitar é usar um produto novamente, podendo ser na mesma função ou dando um novo uso para ele. E como falei no outro post, o reaproveitamento pode ser mais interessante na decoração.
Hoje vou mostrar algumas idéias que botei em prática na minha própria casa. Tenho um porta retrato com moldura de vidro preto, que teve uma das extremidades danificadas após cair no chão. Para não ter que descartá-lo, peguei uma flor feita de retalhos e botão, que estava jogada em uma gaveta, e colei sobre a ponta quebrada. A aparência despojada da flor, mesclada ao refinamento do vidro do porta retrato, fez nascer uma peça bem diferente da original.

A cortina da sala estava há muito tempo sem prendedor. Lembrei que tinha dois porta guardanapos guardados, lembrança de um casamento, que tinham um tom muito próximo do tecido da cortina. Foi só colocar uma fita dourada um pouco mais longa, suficiente para abraçar a cortina, e pronto! Parece que foram feitos um para o outro.
Tinha também alguns broches em formato de borboleta, que haviam sido comprados como enfeite de árvore de natal. Para não ficarem guardados o resto do ano, fixei-os na moldura de um espelho em ferro preto. As borboletas trouxeram um ar alegre e singelo.
Viram como dá para mudar a decoração sem ter que comprar móveis ou objetos novos. Basta criatividade e um pouco de boa vontade.
 

Nenhum comentário: