domingo, 25 de novembro de 2012

Decoração natalina sustentável


Fotos: Allan Feio Arquitetura e Internet
decoração natalinaA sustentabilidade, mais que um conceito, este virando um hábito. Nesta época de festas de final de ano, o reaproveitamento pode ser a inspiração para uma decoração natalina: é prática, bonita, e o melhor, barata. Eu mesmo entrei nesta moda e também investi em uma decoração de natal sustentável aqui em casa. Criei dois arranjos utilizando a mesma ideia: Em um deles utilizei pequenas bolas e correntes douradas, usadas em decorações de anos anteriores, e coloquei em uma jarra de vidro. No outro, além das bolas, coloquei um jogo de pisca-pisca e criei um arranjo iluminado. Ficou bem interessante.
Veja outras dicas para criar uma decoração natalina utilizando esta tendência:

1. Com as mesmas bolas de Natal antigas é possível criar uma espécie de móbile, pendurando-as por um fio de nylon, em várias alturas.  A dica é pregar no teto, em um dos cantos do cômodo principal da festa de Natal.
2. Coloque velas decorativas em taças ou garrafas de bebida, transformando-as em castiçais. É possível criar uma composição usando taças e garrafas de tamanhos e modelos diferentes.
3. Para quem tem o hábito de guardar fitas que foram usadas em embalagens de presente, a opção é reaproveitá-las criando laços para decorar garrafas de bebida e potes. Formam um arranjo interessante para a mesa do jantar.
decoração natalina
4. Arranjo de flores tradicionais podem virar natalinos se forem adicionadas pequenas bolas ou enfeites temáticos, deste comprados em lojas de R$1,99. As pinhas naturais também tem tudo a ver com as festas.
5.  Quem tem habilidades manuais pode reaproveitar garrafas pet para criar flores e até uma árvore de Natal. Aproveite as cores, use a criatividade, corte e enfeite-as como preferir. Estas peças são ideais para áreas externas, já que não vão estragar com a exposição ao sol e à chuva.
6.  Separe retalhos de tecidos nas cores vermelha, verde e dourada, ou que tenham motivos que remetem ao Natal, e costure um patchwork simples com estes pedaços de pano para criar um jogo americano ou centro de mesa, por exemplo.
decoração natalina7. Não é necessário comprar uma árvore de Natal todos os anos. Faça alguns reparos na que você já tem em casa, reforme os enfeites e dê uma cara nova às peças. Troque laços e fitas, pinte com cores diferentes e acrescente elementos novos.
8. Se você não tem uma árvore artificial, abuse dos enfeites naturais. Compre um pinheirinho e plante-o em um vaso bonito, ou simplesmente escolha plantas de sua preferência (como ráfis ou dracena arbórea) para decorar com motivos e cores natalinas.
9. Invista também em enfeites apenas com flores. Você pode simplesmente plantá-las em um vaso ou compor arranjos naturais em guirlandas e jarros de vidro. Opções que tem tudo a ver com o Natal são: rosas brancas e vermelhas, bico-de-papagaio, azevinho, pimenteira, narciso, entre muito outras.

Um comentário:

ROSI disse...

AMEI LINDO