domingo, 4 de novembro de 2012

Casa Cor Pará em detalhes


Fotos: Dilermando Cabral Jr. e Internet
Conforme prometido, hoje trago mais detalhes da segunda edição da Casa Cor Pará. O espaço da mostra é bem amplo e tem atrações para todos os públicos. Como já havia dito, são 59 ambientes que ocupam uma área de 5.500m². Os profissionais seguiram a risca o tema da Casa Cor 2012 que é “Moda, estilo e tecnologia”. Quase todos os ambientes são automatizados e podem ser controlados do tablet ou celular.
Os 103 arquitetos, designers e paisagistas participantes criaram ambientes bem interessantes. Ana Perlla e José Jr ficaram responsáveis novamente pelo espaço da Construtora Leal Moreira, batizado de “Mundo Leal Moreira”. É um ambiente extremamente colorido e cheio de estilo, marca registrada da dupla de arquitetos. A inspiração para a decoração foram os anos 80 e seus exageros. Muitos são os elementos utilizados, com destaque para espelhos redondos pendurados por cintos de couro, uma pantera dourada, tapetes de patchwork e uma chaise em tom de uva. A artista plástica Cintia Ramos criou uma grande tela que mistura fotografia e pintura acrílica, onde vemos David Bowie misturado a outros elementos. Na parede de fundo, um grande telão parece um quadro vivo.  Tem ainda um quadro em 3D muito interessante. Foi premiado como o espaço mais ousado. 
O Loft do Casal de Músicos homenageia Joelma e Chimbinha da Banda Calypso. Se você esperava um ambiente exagerado errou completamente. A arquiteta Vanessa Martins criou um espaço bem neutro e tranquilo. Ela utilizou tons pasteis e elementos muito elegantes. A grande cama tem cabeceira clássica em capitonê. No banheiro, ao lado da banheira com forma contemporânea, uma área para massagem e relaxamento.
O lúdico está presente na Suíte das Princesas. Todos os móveis são em estilo provençal. Na cabeceira da cama, um painel rosa em capitonê com pequenos cristais. Há ainda um dorsel de tule preso a parede. O papel de parede e o espelho veneziano fazem referência ao mundo mágico das princesas. É uma criação de Patricia Matos, Ana Cecília Lima e Margarida Benetti.
Caique Lobo projetou o Deck Marko, espaço da outra construtora patrocinadora do evento. Ele abusou da madeira de diversas formas: em móveis, treliças, piso e detalhes. Tons de bege foram utilizados em demasia. A área foi dividida em pelo menos três ambientes. Logo na entrada uma rede e no fundo um grande estar.
A Cantina é um dos ambientes funcionais da Casa Cor. Foi projetado a seis mãos por Márcia Nunes, José Vieira Neto e Débora Rodrigues. No fundo, um painel com telhas de barro, onde foi pintado um rosto feminino. No terraço, um varal com roupas penduradas remetem a um quintal.  Os móveis tem o selo da Perfini. Foi escolhido como o espaço mais sustentável.

O Banheiro Masculino tem ares futuristas. Ele foge um pouco do tradicional. A iluminação e a sonorização são controladas por um sistema de automação. Em determinados momentos o banheiro se transforma em uma boate, com luz diferenciada e fumaça. Por causa desta inovação, foi premiado como o destaque em luminotécnica. O projeto é do amigo Michell Fadul.
O Banheiro Feminino foi uma criação de Isabel Almeida. É um ambiente basicamente branco, com destaque para o móvel laqueado de vermelho que ocupa a parte de baixo da bancada. Este móvel é bem interessante; são vários módulos com forma sinuosa, que juntos fazem um efeito de onda. A porta das cabines tem um sistema pivotante que se encaixa no painel. Bem legal! 
Laildo Mendes me contou que o Espaço Gourmet foi um grande desafio. São dois ambientes juntos: uma cozinha e uma varanda gourmet. Na cozinha, uma grande mesa preta de dez lugares se integra ao espaço, fazendo com que os convidados fiquem bem próximos ao chef. Na varanda gourmet, além do cooktop, há forno e churrasqueira. Os móveis são da DellAnno. Todo o esforço do Laildo foi recompensado com o prêmio de ambiente mais funcional.

O ambiente Casa de Rio é uma homenagem a Fáfa de Belém, madrinha da Casa Cor Pará. O arquiteto Ricardo Siqueira pensou em um espaço com ares praianos. Em uma das paredes, uma instalação com vários cataventos, que formam o desenho da bandeira do Pará. O efeito dos cataventos girando é bem interessante. Em outra parede, a imagem da tevê é projetada em uma cortina de voal. 
 Ter um espaço para malhação em casa é um sonho. Esta é a proposta do Fitness Room. É um ambiente bem alegre, com papel de parede com grafismo em tons neon, imagens de academia e bastante espelho. O piso é adequado para absorver impactos. O projeto foi idealizado por Heloisa Titan e Tatiana Athayde.
O mundo da moda está presente no Estar Fashion de Marcos Nascimento e Gabrielle Vieira. No centro do ambiente, um grande sofá rosa em capitonê. No piso, uma cerâmica decorada foi feita especialmente para a mostra. Os móveis tem frentes com estampa de zebra, padrão Ashanti, lançamento da DellAnno.
A impressão que temos quando entramos no Home Office do jovem empresário é que estamos dentro de uma lancha. A intenção do arquiteto Helder Coelho era esta mesma. A decoração segue o estilo navy, com muitos objetos náuticos e muito azul. O forro tem um recorte sinuoso com iluminação indireta. No fundo, uma grande estante, com gavetas refrigeradas.
O Jardim Odara é uma homenagem à música de Caetano Veloso. Em meio a árvores e plantas de várias espécies, uma estrutura de ferro pintada de amarelo forma bancos e uma mesinha. Recebeu o troféu de melhor ambiente paisagístico. O projeto é de Marcos Assmar e Tom Arêas.
Na Rouparia e Lavanderia, cada canto é destinado a um tipo de atividade. No fundo, Aíla Seguin e Clélia Andrade projetaram a área de lavagem, com tanque e máquina de lavar e secar. Mais a frente espaço para passar roupas e armário para guardá-las. Na lateral há ainda uma bancada para fazer pequenos consertos e customização de roupas. O mais bacana do ambiente é que ele é acessível para cadeirantes, preocupação que foi recompensada com o prêmio destaque em Acessibilidade.
Patrícia Póvoa, Láyza Meireles e Luciane de Lucena da Arquitetura Oggi ficaram responsáveis pelo Loft da jovem empresária. É um ambiente feminino e sofisticado na medida certa, com área de 46m². Logo na entrada, um estar e Home Office. A área do quarto é separada por uma bela estante desenhada pelo talentoso trio. O closet da Favorita deixa tudo organizado e a mão. A cozinha pode ser isolada por grandes portas de correr em vidro. Lá no blog daOggi é possível ver o ambiente com mais detalhes. 
O meu ambiente preferido deste ano é o Loft Garagem, da dupla Karina Caetano e Roberto Neves. É um espaço super contemporâneo, autêntico e despojado. A área destinada à garagem é otimizada por um mecanismo que faz erguer o carro e criar outra vaga abaixo.  Na cozinha e banheiro foi instalado um papel de parede metalizado, que cria um efeito 3D. No mezanino fica a área do quarto, com um criativo painel com círculos vermelhos, amarelos e laranjas de vários tamanhos.
A sobriedade é a principal característica do Loft do jovem casal. Os móveis são confortáveis e convidativos. As áreas do estar e cozinha são delimitadas por um balcão. No quarto, a tevê surge do teto, através de um sistema de automação. No banheiro, piso e parede em ladrilho hidráulico. Rosângela Martins e Zelinda Gouveia são as responsáveis pelo ambiente.
O Quarto dos avós é um ambiente que mistura o clássico e o contemporâneo. O tom predominante é o dourado. Na entrada, a arquiteta Lívia Santana dispôs uma mesa redonda que serve para jogar baralho e para um lanche rápido. A cama é ladeada por poltronas estilo Luiz XV. No fundo, roupeiro com portas de correr em vidro reflecta.
Lena Almeida e Dayse Coelho de Souza se inspiraram em Caroline Ribeiro para criar o Studio da Top Model. Um living ocupa quase todos os 58m² do espaço. Imagens da modelo parecem por toda a parte, como nas frentes de um armário. As arquitetas emprestaram vários móveis e objetos pessoais para decorar o espaço.

Serviço 
Quando: até 02 de dezembro
Onde: Avenida Conselheiro Furtado, ao lado da Importadora – Belém/PA
Horário: de terça a sexta-feira, das 16h às 22h30. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h30.
Informações: 91 3222-1748 / 8896-2937 / 8896-2936

Nenhum comentário: