quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Não aguenta mais? Troque o papel de parede

Foto: Mundo das Tribos
Veja o que fazer quando o papel de parede já está passando do ponto
Com o tempo, revestimentos saem de moda, tornam-se cansativos e, pior, sofrem desgastes. Alguns fatores contribuem para a diminuição de sua vida útil: agentes naturais, como sol e chuva; problemas internos, como umidade; e até a falta de manutenção. No caso do papel de parede, a ação do tempo pode fazer com que ele descole, mofe, rasgue ou desbote, mas o mais comum são as pessoas enjoarem dele. Estes revestimentos duram em média de sete a dez anos, mas em muitos casos as pessoas trocam o papel antes de ele “pedir”. No entanto, a retirada pode ser difícil, dependendo do material de que é feito, da cola usada ou do tempo de colocação.
Para remover, basta tirar pedaços com espátula. Se não sair, umedeça a área com água. “Podem-se utilizar ainda produtos específicos, encontrados nas lojas do ramo, para remover o papel de parede”, completa o arquiteto Allan Feio.

Substituição
Muitos materiais podem entrar no lugar do papel de parede. Se o motivo da retirada for apenas renovação, pode-se optar por um papel mais resistente e neutro, que não se desgaste logo. Tecido também pode ser uma boa escola, deixando o espaço sofisticado. Se for preciso economizar, a pintura é o melhor, por ser mais barata e fácil de trocar. Para personalizar, use adesivos decorativos, que são práticos de aplicar e remover. Caso haja infiltração, é preciso corrigir o problema antes de aplicar outro revestimento.

Reportagem publicada na revista Construir Mais por Menos, Ed.20. Por Camila Oliveira.

Nenhum comentário: