domingo, 24 de junho de 2012

Uma cozinha de revista


Colaborei novamente com revista Decore sua Casa, na minha coluna favorita “E agora, arquiteto?”. Desta vez projetei uma cozinha para a edição 15. E vocês nem sabem: Já fiz um terceiro projeto, que sairá na revista deste mês. Aguardem! Mais uma vez obrigado à subeditora Cristiane Modolo.

Uma nova cozinha, moderna e funcional, era o desejo da leitora. O arquiteto Allan Feio projetou um ambiente funcional que atende ainda à outra expectativa: traz soluções bacanas a preços reduzidos. A leitora Silvana de Paula, de Apucarana, Paraná, conta que usa a cozinha há 24 anos e seu sonho é modernizá-la. “Mas um orçamento de marcenaria ficaria muito caro. É possível fazer um projeto mais acessível?”, ela pergunta. Allan Feio topou a “missão” de ajudá-la a concretizar esse desejo. Confira o resultado nas imagens em 3D projetadas por ele.


“Preciso de muitos armários e gavetas. Gosto de tudo guardado e prático”, diz a leitora. “Como a base da cozinha é bem neutra, optei por móveis em tons amadeirados. A proposta foi baseada em móveis modulados, desses que se encontram prontos em magazines. Na parte inferior, dois módulos gaveteiros e um com gavetões aramados abaixo da pia podem guardar panelas. Na extremidade da bancada, instalei um módulo inteiro de despensa. Na parte superior, optei por módulos basculantes, mais modernos. Para sair do óbvio, alguns deles têm frentes em vidro bege. Acima do fogão, outro módulo basculante e um garrafeiro”, detalha Allan.
“A pia tem 1,80 m, mas gostaria de ter mais área para trabalhar, pois, quando cozinho para muitas pessoas, a falta de espaço vira confusão”, conta Silvana. Por isso, Allan ampliou a área da bancada, que ficou em forma de L. “Sugiro o mesmo granito da pia, criando uma uniformidade. Além disso, o granito é bem recomendado para a cozinha em função da praticidade”, conta.


“No cantinho, logo na entrada, foi disposto o espaço de refeição para quatro pessoas. A inspiração foram as lanchonetes americanas. A bancada é de MDF, com base circular. De um lado, um móvel estofado em courino vermelho. Do outro, duas cadeiras modelo Bertoia, também com assento vermelho. Seguindo a largura da bancada, um painel do mesmo material sobe pela parede e recebe a TV. Logo acima, um nicho para expor livros de culinária e decoração. Uma luminária pendente completa o espaço”, finaliza o profissional.

2 comentários:

Renata disse...

Oi Allan!

Eu adorei o projeto! Estava folheando a revista e me deparei com ele. É claro que tinha que vir até aqui para te dar os parabéns!

Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Allan Feio disse...

Oi Renata,
Muito obrigado. Que bom que gostou do projeto.
Na próxima edição da revista estarei lá de novo. Não perca.

Grande abraço