domingo, 20 de maio de 2012

Cortinas para decorar as paredes


Hoje em dia é impensável uma decoração sem a presença de cortinas. São itens indispensáveis. As cortinas “vestem” as paredes, trazendo charme para os ambientes. Tão importantes quanto a escolha do tecido são os detalhes, como modelos e acabamentos. Veja a seguir os principais tipos:

Varão
Talvez seja o modelo mais utilizado atualmente. Foi o modelo escolhido para decorar as janelas da minha casa. Sua instalação é mais simples, mas nem por isso menos elegante. É fixado na parede por meio de suportes, que podem ser único, duplo ou triplo. Nas extremidades do varão são conectadas ponteiras de modelos variados.
A cortina pode ser presa ao varão por ilhoses, argolas ou alças. Os ilhoses combinam bem com ambientes contemporâneos. As argolas são encontradas em metal, madeira e plástico, ficando muito bem em cozinhas. Já as cortinas com alças são mais despojadas.


Trilho suíço
Traz um ar de elegância ao ambiente. A cortina é presa em deslizantes, que correm pelos trilhos. Seu sistema de abertura é feito através de cordas. O acionamento pode ser automatizado também, bastando um clique no controle remoto para fechar ou abrir a cortina. Assim como o varão, podem ter trilhos únicos, duplos ou triplos. Geralmente quem escolhe o trilho suíço, opta por escondê-lo em sancas de gesso, mas isso não é uma regra.


Acabamentos

Pregas
Determinados modelos de cortinas aceitam a utilização de pregas. Alguns consideram um elemento ultrapassado, mas muitas vezes as pregas são fundamentais para o bom caimento da cortina. Existem vários tipos como o americano (mais comum), fêmea, macho, franzida, miniprega, entre outros.

Bandô
É uma caixa, geralmente revestida com tecido, que esconde o trilho da cortina. Já foi muito usado no passado, mas atualmente está em desuso. Hoje é encontrado em quartos de criança ou ambientes mais clássicos.


Dicas importantes
 - É fundamental escolher modelos e tecidos que combinem com a decoração e estilo do ambiente;
- Tecidos esvoaçantes e translúcidos estão em alta. Já os grossos e pesados estão em desuso;
- A quantidade de tecido varia de acordo com o modelo da cortina;
- Dê preferência para cortinas que vão até o chão. Ficam mais bonitas e elegantes;
- Se optar por uma cortina curta, ela deverá ultrapassar o peitoril da janela em mais ou menos 10 cm.

Agora é só escolher o modelo que mais combina com o seu ambiente. 

5 comentários:

Deliana Rubia disse...

Allan, bom dia!

A respeito da matéria sobre cortinas, gostaria de saber se vc tem alguma indicação de lojas ou até mesmo de costureiras que trabalhem bem.

Allan Feio disse...

Oi Deliana,
tudo bem?
Aqui em Belém eu indico as costureiras Edna (8806-5412) ou Miriam (9122-6201 e 8417-9747). Elas trabalham muito bem.

Espero ter ajudado. Continue sempre acessando o blog.

Giseli disse...

Boa tarde! Posso usar trilho suíço em forro tabicado, porém sem cortineiro? Como fica, poderia me enviar um modelo? Muito obrigada!

sylvia disse...

trilho suiço se encaixa no trilho normal?

sylvia disse...

boa noite.queria saber se esse trilho suiço tb serve em trilho antigo