domingo, 29 de abril de 2012

"Keep calm and carry on"


Fotos: Internet 
Se você curte decoração e é um pouquinho observador, certamente conhece o cartaz "Keep Calm and Carry on". Já faz algum tempo que ele é encontrado em vários ambientes, principalmente naqueles mais descolados. A frase diz algo como "Fique calmo e vá em frente", mas seu significado não tem muita importância. A estética do cartaz tornou-se mais importante que a mensagem nele contida.
Tudo começou na II Guerra Mundial, quando o governo britânico criou uma série de três pôsteres motivacionais com o objetivo de tranquilizar a população.  Além do “keep calm” havia ainda "Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution will bring us victory" (Sua coragem, sua alegria e sua determinação irão nos trazer a vitória) e "Freedom is in peril, Defend it with all your might" (A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força). Eles traziam a mesma programação visual, sempre acompanhada da imagem da coroa do rei George VI, com alteração apenas na mensagem e na cor: vermelho para a “keep Calm”, azul para a “Your Courage” e finalmente verde para a “Freedom”. O hoje famoso “keep Calm” nunca chegou a ser distribuído, pois isso só ocorreria se os nazistas invadissem a Grã-Bretanha. Depois de mais de sessenta anos incógnito, em meados dos anos 2000, o cartaz foi redescoberto e se disseminou pelo mundo.
Atualmente, o cartaz ganhou ares de item pop e estampa os mais variados objetos. Pode ser encontrado em quadros, adesivos de parede, almofadas, tapetes, xícaras ou onde mais a imaginação permitir. Ganhou também incontáveis versões, geralmente com um toque de humor no texto, como por exemplo, “Keep calm and call Batman” (Fique calmo e chame o Batman) ou “Keep calm and have a Martini” (Fique calmo e tome um Martini). Escolha a sua versão e divirta-se.

Um comentário:

Tati disse...

Acho este poster super demais. Já quero um pra mim.