domingo, 25 de março de 2012

Como decorar salas pequenas

Foto: GuiaSaúde.org
A decoração de pequenos espaços é um tema recorrente por aqui, afinal os lares atuais estão cada vez menores. A reportagem a seguir, que teve a minha consultoria, foi publicada no portal “Papo Feminino”. Veja alguns trechos da matéria e saiba como deixar espaços pequenos mais aconchegantes e agradáveis. Texto de Isabela Zamboni.




Deixando o ambiente espaçoso
Para transformar a sala pequena num ambiente mais espaçoso, é preciso fazer um planejamento: desenhar a sala e ver as dimensões dos móveis mais adequados ao tamanho dela. Muitos móveis podem atrapalhar a circulação e deixar o ambiente com aparência de lotado e cheio de entulhos. Quanto mais espaço livre, maior a sensação de espaço e amplitude.

Pintura
A cor das paredes é um fator essencial na decoração do ambiente. Investir em cores claras que trazem sensação de amplitude é uma boa dica. Tons pasteis são mais aconselháveis. Pinte as paredes de tons suaves e deixe as cores fortes para detalhes e objetos. Mesmo assim, se desejar usar uma tonalidade mais forte, eleja apenas uma parede para criar um destaque.

Móveis indicados
Na hora de comprar os móveis, é importante lembrar que eles devem ser pequenos e multiuso. Por exemplo: um sofá com chaise no modelo retrátil pode ser recolhido quando não estiver sendo utilizado. Pufes e poltronas também são opções interessantes para não ocupar muito espaço. Opte por um único sofá, de dois ou três lugares, dependendo do espaço disponível. Se precisar de mais assentos, o ideal é compor com uma poltrona ou pufe.

Dicas interessantes
- Evite utilizar mesa de centro: ela dá uma sensação de ambiente pequeno;
- Procure sempre colocar cortina na parede inteira onde está a janela, mesmo que ela seja pequena. A cortina dará a sensação de sala maior do que parece;
- Procure usar tapete de cor clara. Evite cores escuras no chão;
- Brinque com as cores das almofadas: escolha uma cor mais forte pra chamar a atenção, mas não coloque mais do que duas almofadas num sofá pequeno;
- Jamais pinte o forro com cores escuras, principalmente se ele for baixo: isso dá a sensação de achatamento. O branco é sempre a melhor opção para o teto;
- O truque do espelho é sempre válido: ao refletir, deixa o ambiente mais espaçoso;
- Papel de parede e tecidos decorativos devem ser usados com cautela. Estampas e padrões muito fortes podem “pesar” o ambiente. Aplique estes materiais em apenas uma parede por cômodo;

8 comentários:

* Glace Kelly * disse...

Gostei da matéria, vou usar essas dicas para o meu novo apê.

* Glace Kelly * disse...

Gostei da matéria, vou usar as dicas para op meu novo apê.

Joana Silva disse...

Adorei suas dicas Allan!
Este post é muito util para quem vive em apartamentos que normalmente tem espaços pequenos

Boa continuação

Adriana Alves disse...

Oi Allan,
Adorei o seu blog.Percebi o quanto você é claro nas suas colocações e o quanto ajuda os "indecisos"com o seu profissionalismo.
Bom, minha dúvida é em relação ao piso da cozinha.Vou usar o granitoBranco Dallas nas 3 salas e num pequeno escritório. Estes ambientes são integrados.Na cozinha ,como fui orientada na marmoraria, que o granito Branco Ceará é menos poroso e por isso ideal para este espaço,estou querendo colocá-lo.Minha cozinha não é americana,mas a porta dá para a sala,não de frente e sim de lado e acaba dando para visualizar de dentro da cozinha, um pouco a sala.Posso colocar o Branco Ceará ou não vai ficar bom?O revestimento da parede é branco. Saindo da cozinha para ir aos quartos vai haver o encontro dos dois granitos,num espaço de 1 metro.Passo direto ao corredor dos quartos e se virar para o lado vou para as salas.Posso usar o Branco Ceará?Compensa quebrar a unidade, em favor de um piso que é menos poroso e menos propenso a manchas?Aguardo a sua opinião,que muito me ajudará.

Antecipo agradecimentos e parabenizo pela doação de seu tempo no blog.

Allan Feio disse...

OiAdriana,

Muito obrigado pelas palavras carinhosas. O blog é um passatempo que deu certo graças a vocês leitores, que comentam as reportagens e me incentivam a continuar.

Sempre costumo dizer que utilizar o mesmo piso em toda a residência traz uniformidade.Esta uniformidade é mais "necessária" quando os ambientes sãointegrados. Quando há portas dividindo estes ambientes, é possível variar o piso, muitas vezes até por uma questão de economia.

Não conheço estes dois tipos de granito (as marmorarias costumam dar nomes diferentes para os tipos), mas como ambos são brancos, acho que não haverá problemas em utilizar dois padrões.

floresd'k disse...

Dicas maravilhosas.Ajudam a encontrar um caminho no meio de tantas opções.Porém o "pulo do gato" só com a contratação de um profissional.Ele vai adaptar essas dicas para o seu ambiente.Este ambiente está sóbrio de muito bom gosto, só acho que falta umas flores. Sucesso.

Allan Feio disse...

Olá Floresd'k,
obrigado pelos elogios.
Procuro sempre dar dicas que possam ser úteis ao leitor, mas sem dúvida com a ajuda de um profissional fica mais fácil.

Continue sempre acessando o blog.

Tiago Botelho disse...

Encontrei um site legal com dicas de decoração e modelos de móveis finos, visite o link abaixo:

www.casabelainteriores.com