domingo, 15 de maio de 2011

Os clássicos do design

Fotos: Internet

Toda área, campo ou segmento que se preze tem os seus clássicos. No design de mobiliário não é diferente. Algumas poltronas e cadeiras assinadas pelos maiores designers e arquitetos do planeta tornaram-se ícones. Com design atemporal, aliado a ergonomia e funcionalidade, estas peças ultrapassaram várias décadas e continuam a ser reverenciadas nos dias de hoje. Podem surgir em qualquer ambiente, independente do estilo, tornando-se o destaque do local.
A maioria destes móveis foi criada na década de 50, período que alguns arquitetos desenvolviam, além do projeto de arquitetura, todo o mobiliário para a ambientação do local. Foi nesta época que foi criada a minha peça favorita, a poltrona Egg. O nome deve-se a sua forma orgânica, semelhante a um ovo. Esta poltrona foi desenhada pelo arquiteto e designer Arne Jacobsen para decorar a recepção do Hotel Royal em Copenhagen. A Egg foi repaginada e hoje pode ser encontrada em diversas estampas e tecidos.
Harry Bertoia gostava de experimentar novas formas e matérias-primas em suas criações. E foi com uma “cadeira de arame” que o designer ganhou fama. A peça, batizada com o seu sobrenome, tem seu encosto curvado feito em tela metálica e assento almofadado em couro.
Entre os vários móveis desenhados pelo arquiteto Le Corbusier, está a chaise-longue, uma espreguiçadeira com estrutura de metal e revestimento de couro. Colocada em um cantinho da sala, quarto ou mesmo escritório, uma chaise-longue rouba a cena.
Talvez o “clássico dos clássicos” seja a cadeira Barcelona, desenhada pelo cultuado arquiteto Mies van Der Rohe. Ela é composta de uma estrutura de aço em forma de x, com assento e o encosto em couro. Esta poltrona fica perfeita em ambientes residenciais e comerciais.
Os clássicos do design, mais do que simples móveis, são obras de arte.


Um comentário:

Emerson disse...

Eu amo os móveis clássicos do design mas sou apaixonado pela Poltrona Egg do designer Arne Jacobsen, tenho visto muitas variantes dela mas as Poltronas Egg Patchwork são incríveis, uma dica são as Poltronas Egg da Artezanal, elas são maravilhosas, vale a pena dar uma olhadinha, o site deles é http://www.artezanal.com/