domingo, 1 de maio de 2011

Despensa não saiu de moda

Foto: Casa Cor

Esta matéria foi publicada na última edição da revista Espaço e Decoração, especial Salas e Cozinhas. Obrigado ao repórter Felipe Ohno.

Funcionais, as despensas desafogam os armários da cozinha, liberando espaço para louças e utensílios.

Como planejá-la?
Uma boa despensa deve ter revestimentos adequados. A dica do arquiteto Allan Feio é optar por cerâmica no piso e tinta acrílica ou epóxi na parede para facilitar a limpeza. Nada de materiais caros, afinal de contas ela não será muito visitada por estranhos.

O tamanho
Dependerá da demanda da casa, da quantidade de pessoas e dos hábitos alimentares. Mas, para o arquiteto, uma despensa agradável deve ter 1,20 x 1,50m. “Com estas dimensões, é possível instalar prateleiras, deixando espaço para circulação e acesso a elas”, explica.

Ventilação
A despensa precisa ser bem arejada para evitar que o mofo e a umidade tomem conta do local. “O ideal é conseguir uma ventilação cruzada entre a janela telada (que impede a entrada de insetos) e a porta”, ensina Allan.

Prateleiras
São indispensáveis para otimizar e organizar o espaço da despensa. Há diversas opções de organizadores e prateleiras de alturas reguláveis. “Móveis em metal aramado com rodízios tem a vantagem de mobilidade, podendo deslocá-los de acordo com a necessidade”, defende o arquiteto.

Organização
A separação dos produtos por categoria facilita na hora de encontrá-los e deixa a despensa bonita. Allan Feio sugere para as pessoas mais organizadas uma despensa sem portas, “uma espécie de closet de mantimentos”.

Limpeza
“É extremamente importante manter este cômodo limpo. Restos de alimentos podem atrair insetos e outros animais indesejáveis”. Nunca se esqueça de limpar ou produtos assim que chegar do supermercado. Só depois guarde tudo.

Foto: Projeto dos arquitetos Fernanda Bessone e Raul Moras para a Casa Cor Rio 2010.

2 comentários:

Jéssica disse...

Fiquei encantada!!!!!! Otimo trabalho

marcela disse...

Hoje que eu comesei a ver o seu trabalho,me encantei demais!! Eu adimiro esse seu trabalho!!