
Hoje os baús e as malas antigas fazem parte da decoração, com bastante destaque. São peças versáteis, uma espécie de curinga decorativo. Ficam bem em diferentes ambientes e funções. São úteis em quartos, salas, banheiros, escritórios ou qualquer outro cantinho da casa. Podem fazer as vezes de mesa, cômoda, aparador, bar, criado mudo ou outro móvel. Os revestimentos também são variados: couro, tecido, papel e pintura. Mesmo que o estilo da sua decoração seja mais contemporâneo, um baú antigo pode ser utilizado, criando um conjunto harmonioso.
A forma mais comum é usar o baú como mesa de centro. Dependendo do tamanho do sofá, pode-se usar mais de uma peça na composição. Outra forma é usá-lo como mesinha lateral. Se o baú não for muito alto, deve-se fazer uma sobreposição de peças para alcançar a altura certa. Fica bem ainda embaixo de um aparador ou como uma peça meramente decorativa em um cantinho da sala.
Nos quartos, servem para guardar roupa de cama e travesseiros. Nestes casos, geralmente ficam ao pé da cama, servindo inclusive como apoio nas trocas de roupa e sapato. Se quiser usá-los como criado-mudo, a dica é empregar de um lado apenas da cama, usando um móvel tradicional do outro. Não esqueça ainda que a peça precisa alcançar a altura da cama. Os baús são muito comuns também nos quartos de crianças. Enquanto bebês servem para guardar mantas e fraldas. Já maiores, as crianças podem guardar brinquedos.
Se a peça for resistente, pode servir até como banco; basta colocar uma almofada em

Se você não teve a sorte de herdar um baú ou mala antiga, pode encontrá-los em antiquários. Pode ainda comprar modelos novos, com cara de antigo. É só saber garimpar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário