domingo, 6 de dezembro de 2009

Mistura em harmonia

Foto: Marcus Mendonça - C&D
Uso de materiais diferentes como madeira e concreto na estrutura compõe projetos de qualidade e com economia

Leve ou pesado? Quente ou frio? Rústico ou moderno? Madeira ou concreto? Na hora de construir você tem que optar por um único material, certo? Errado! É cada vez mais comum encontrar construções que misturam materiais para tirar maior proveito das qualidades de cada um. Elementos que pareciam contrastantes podem resultar em uma composição equilibrada, harmoniosa e visualmente interessante. Uma tendência da engenharia e da arquitetura é combinar materiais em locais apropriados das estruturas para aproveitar o melhor de suas propriedades. É muito comum optar por estruturas mistas para resolver cada parte da construção com o material mais conveniente. A composição equilibrada e inteligente de materiais pode significar beleza, leveza e até economia.

TRADICIONAL E MODERNO
Natural e tradicional, a madeira é, segundo o arquiteto Allan Feio, um dos materiais construtivos mais antigos. “Comparando com a madeira, o concreto é mais bem recente. O estilo moderno pressupõe uso de mais concreto. Já a madeira é mais usada em casa de praia, tem estilo rústico. E a mistura do rústico com moderno faz o estilo contemporâneo”, explica Allan. Para ele, os materiais são complementares. O concreto é “bruto e visualmente mais pesado” e a madeira é leve e suave. “Não vejo porque utilizar só um deles. O concreto é moderno e a madeira quebra a dureza do concreto, humaniza, dá um ar mais rústico e aconchegante ao ambiente. A interação de materiais faz toda a diferença para a composição de um conjunto mais interessante”, afirma Allan. É possível um contraste muito interessante de madeira com materiais mais frios, como o concreto. A madeira requer um trabalho mais atento aos detalhes, como uma construção artesanal: ela tem uma série de vantagens dificilmente reunidas em outro material. É leve e tem grande resistência, tem peças de pequenas e de grandes dimensões e várias formas de encaixe e conexão. Durabilidade de até 300 anos e isolamento térmico e acústico são outras vantagens da madeira. Além disso, há a facilidade de transporte, a variedade de cores e texturas e, ainda, maior rapidez na construção. Já o concreto é o material mais empregado nas construções no país. Se adapta a diferentes tipos de projetos e apresenta facilidade de aplicação e uso. Durabilidade, impermeabilidade e constância de volume depois de endurecido também são pontos. O uso do concreto como elemento construtivo possibilita a abertura de grandes vãos, o que permite a composição de esquadrias adequadas ao nosso clima, sempre priorizando a ventilação de todos os ambientes. Além disso, não abriga parasitas, nem favorece o aparecimento de fungos, mofo e bolor.

HARMONIA E CONFORTO
Harmonia é o que recomendam os arquitetos na hora de misturar elementos. Para Allan, o contraste dos materiais é fundamental: “se usar só concreto, há o risco de projetar um ambiente muito frio e pesado, mas mesclando outros elementos, é possível conseguir um conjunto mais harmonioso”. O concreto no piso e na estrutura pode ter a dureza atenuada pelo uso de madeira nas escadas, por exemplo. Com bom-senso e bom gosto é possível criar um ambiente aconchegante, prático e funcional, um recanto confortável para a vida familiar.

Publicado na Revista C&D, jornal O Liberal, em 06/12/09

Nenhum comentário: