domingo, 22 de novembro de 2009

Ampla e Arejada

Foto: Allan Feio Arquitetura
Projeto valoriza espaços amplos e com poucos objetos em ambientes

Conforto, iluminação e ventilação naturais, amplitude e área verde em abundância foram os elementos de partida para o desenvolvimento deste projeto arquitetônico, assinado por Allan Feio. O lote possui 460 m², sendo 380 m² de área construída em dois pavimentos, além da área de piscina e jardim. A equipe da Revista Construção e Decoração esteve no local e registrou pontos importantes do trabalho do arquiteto. Começamos pela fachada bem definida, com destaque para o hall de entrada, coberto com um pergolado de concreto, vedado com vidro temperado. O acesso principal é formado por um detalhe diagonal todo revestido em pedra portuguesa. Existem ainda dois painéis de vidro temperado fixo que completam o projeto da fachada. A porta principal é em madeira e todas as outras esquadrias em vidro temperado incolor. Toda a área externa é marcada por frisos, que demarcam a alvenaria. Os quartos no pavimento superior possuem varandas voltadas para a piscina. Um pequeno muro dá privacidade à área de lazer, que possui ainda uma entrada independente. A garagem pode se transformar em um pátio, com possibilidade de utilizar redes para descanso. Na parte de paisagismo externo, grama, seixo e vários tipos de plantas de diversos portes compõem o cenário natural. À noite é possível observar uma iluminação direcionada em alguns pontos. A elaboração do projeto durou pelo menos quatro meses, entre estudos preliminares e a entrega do projeto executivo. “A longa duração da elaboração foi necessária, pois este foi um projeto amplamente discutido com os proprietários, afinal era um sonho antigo. Todos os detalhes foram pensados para atender as necessidades dos moradores”, relata Allan Feio. Ele diz que uma das vantagens foi o lote ser completamente livre, dando total liberdade para criação, sem impedimentos ou restrições físicas. Os proprietários queriam uma residência ampla, bem arejada e que fosse inteiramente voltada para o interior. Por isso foi pensado em uma planta em forma de “L”, onde todos os ambientes voltam-se para a área de jardim e piscina. A casa é contornada por uma varanda que é integrada a área de churrasqueira. Além disso, queriam que a casa possuísse muita transparência, o que fez com que o arquiteto desse destaque para o vidro temperado. No interior da residência, a escada de acesso ao segundo pavimento é um item que chama a atenção. A estrutura acompanha o formato do piso da escada, diferentemente das escadas tradicionais, fazendo com que ela fique vazada embaixo. “Este recurso proporcionou leveza à escada. O patamar possui um grande painel de vidro temperado fixo, trazendo muita iluminação para a área. O piso em mármore travertino e o corrimão em aço inox completam o conjunto”, explica.
AMBIENTES
Todo o conjunto de cores da casa possui uma base neutra, com destaque para tonalidade em pérola, tanto no exterior quanto no interior. A fachada é complementada com a cor branca nos frisos e detalhes. Segundo Allan Feio, o estilo que predomina no projeto de ambientação é o contemporâneo, e mistura tanto as preferências da proprietária por temas esotéricos e de harmonização de ambientes, quanto o estilo mais tradicional do marido dela. Mas em comum entre o casal estava o desejo pelo conforto, já que ambos adoram ficar em casa. As filhas, como a maioria dos jovens, possuem um estilo mais contemporâneo. Para o arquiteto o desafio foi encontrar um ponto de equilíbrio entre os diferentes estilos. “A união de todos estes gostos e necessidades diferentes foi alcançada no final”, garante. O resultado foi uma decoração de interiores simples e despojada, com poucos móveis e elementos, sempre pensando em um visual clean. As cores usadas no mobiliário seguem um padrão suave, com toques em tons crus e pastéis.
A casa possui uma ampla sala de estar e jantar integradas, garagem, copa, cozinha, área de serviço, lavabo, uma ampla varanda, além da área de lazer com piscina e churrasqueira no térreo. O pavimento superior abriga a área íntima, com cinco suítes e um hall de distribuição para os quartos. A sala, cozinha e quartos possuem piso em porcelanato retificado. A varanda, garagem e área da churrasqueira receberam porcelanato natural. Os banheiros possuem cerâmica branca com detalhes em pastilha de vidro de cores diversas. O banheiro do casal também é branco, com destaque para a peça Red Rose da Portinari, que proporcionou um efeito elegante e romântico. O forro foi feito com placas de gesso com molduras retas.

Publicado na Revista C&D, Jornal O Liberal, em 22/11/09

Um comentário:

Portobello disse...

Que delícia uma cara assim bem arejada!
Esses tons pérolas estão com tudoooooo, na moda das roupas, dos pisos, das cores!!!

Não deixe de conferir nosso blog hoje, tem uma matéria maravilhosa sobre a tendências dos dourados das unhas e decoração!!! Um luxooooo!!! Beijos