domingo, 4 de outubro de 2009

Qual é o seu estilo?

Será que sua casa tem a sua cara? Será que os móveis e objetos combinam com você e com seu modo de vida? O que você prefere: uma estátua indiana, uma mesa de madeira de demolição, uma cadeira Barcelona, um sofá capitonê ou uma cristaleira herdada da vovó? Se você ficou em dúvida, com certeza não sabe qual é o estilo decorativo que mais lhe agrada. A busca por um estilo é fundamental na hora de definir a ambientação de sua residência. A decoração de interiores deve estar em sintonia com as pessoas que vivem no ambiente, traduzindo suas personalidades. Na hora de decorar, você deve procurar o que mais lhe agrada, suas referências, seus gostos. Optar pela tendência do momento é uma roubada. Busque sua identidade. E quais são os estilos decorativos mais comuns? Clássico, moderno, contemporâneo, étnico, rústico, retrô/vintage são apenas algumas das opções disponíveis. Tente encontrar o que mais lhe agrada:

Fotos: Internet
O Clássico é caracterizado por peças mais refinadas e móveis suntuosos, geralmente com inspiração francesa e inglesa. As paredes, pisos e forros são bastante trabalhados, com muitos frisos, molduras e detalhes. As peças características são: lustres de cristal, espelhos, tecidos sofisticados como veludo, tapetes persas, esculturas, obras de arte, objetos dourados e tudo que demonstre imponência.

O Contemporâneo é o estilo da atualidade. Suas peças possuem linhas mais retas e simples. Vidro e aço inox são materiais bem característicos. Imprime sofisticação ao ambiente. Seu lema: menos é sempre mais.





Se você gosta de objetos orientais, estatuetas indianas ou qualquer outro elemento de culturas diferentes da nossa, seu estilo é o étnico. Indonésia, Tailândia, Marrocos, Índia e Japão são os mais recorrentes.





O Rústico é formado por materiais como madeira de demolição, tijolo aparente, bambu, sapé, pedra mineira, tecidos orgânicos, fibras naturais, pastilhas de côco, cimento queimado e cerâmica natural. Engana-se que entende o rústico como uma coisa ultrapassada ou menos elegante.



O estilo retrô e vintage caracteriza-se por apresentar peças de época, geralmente dos anos 50 e 60. Geralmente é composto por peças de família. O diferencial entre ambos, é que na decoração vintage, os objetos são necessariamente clássicos e o retrô são peças contemporâneas com inspiração antiga. Este estilo é arriscado, pois pode transformar a casa em algo ultrapassado, com ares de museu. Por isso, procure dosar bem as peças, mesclando com móveis atuais.



Se você se identificou com mais de um destes estilos, é possível estabelecer misturas e criar um estilo eclético e particular. Se esta for a sua escolha, opte por bases mais neutras, inserindo os objetos de estilos diferentes em pequenas doses.
Agora, se a dúvida ainda persiste, tente resolver este teste que a revista Casa e Jardim bolou. Garanto que vai ajudar bastante. Dica de Edna e Raniery.

Nenhum comentário: