quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Escadas funcionais e bonitas

Foto: Revista C&D
Elas podem fazer a diferença no projeto e somar elementos como beleza e resistência.

As escadas muitas vezes são vistas apenas como uma parte da estrutura do imóvel, que servem para passar de um andar para o outro. Feitas de diversos materiais, as escadas podem fazer parte da decoração da casa. Na hora de construir uma, a criatividade pode fazer um dos elementos mais pesados na composição do ambiente se tornar o centro das atenções. Mas não basta investir na beleza. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar acidentes. No primeiro momento, as escadas são equipamentos de acesso e circulação, usadas para subir ou descer a um pavimento. Porém, o arquiteto pode extrapolar o projeto e fazer de uma simples escada uma obra arquitetônica. Muitos acham a escada um elemento pesado e gostam de escondê-la, mas as escadas podem assumir a posição de destaque em uma sala. Quando se fizer uma escada mais trabalhada, o arquiteto não pode deixar que ela seja diferente do ambiente. Deve haver uma harmonia. As escadas podem ser feitas de concreto, metal, madeira e até pedras brutas. Com qualquer material deve haver o cuidado de se fazer algo com uma estrutura sólida e resistente. As maiores preocupações do arquiteto têm de ser a altura dos degraus e o material deles. Escadas são para facilitar a locomoção entre pavimentos. Se há um esforço a mais ou desconforto na hora de andar, a funcionalidade estará comprometida. Os degraus devem ser feitos de materiais antiderrapantes para evitar acidentes, principalmente com crianças e idosos. Há uma tendência mundial em utilizar madeira em parte da escada, como nos degraus e corrimão. O corrimão também faz parte da decoração de uma escada, mas serve principalmente como elemento de segurança. Para dar destaque à escada sem abrir mão da segurança, o cliente pode optar por um corrimão de vidro.

Estética e Segurança
As escadas metálicas normalmente são de ferro e aparecem na forma de “caracol”. Apesar de pouco recomendada pela falta de funcionalidade, esta ainda é uma das mais pedidas às empresas que as produzem. Mesmo sendo tão resistentes quanto as de concreto, há quem desconfie da segurança por causa da vibração ao pisar. As escadas metálicas são limpas, seguras, rápidas para executar na obra, podem ter várias formas e ainda podem ser mais baratas, chegando a custar de 20% a 30% menos que a escada de concreto. As escadas de aço inoxidável são ainda mais resistentes e podem custar até 20% do valor da de concreto.

Revista C&D – O Liberal

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Allan...

Li um texto seu e gostei de suas dicas, tenho uma das paredes de minha casa que na verdade é um murro com aterro, e está tendo uma umidade, sendo assim foi passado massa fina e depois lixei apliquei massa corrida e depois pintei como uma tinta normal acrilica, mesmo assim notei que onde tinha as manchas de humidade a tinta levantou levemente uma mancha de bolha, gostaria de saber uma opinião para resolver isto pela lado interno da parede pois o externo não posso mais alterar, outra coisa gostaria de saber se através da textura grafiato poderia amenizar bastante o problema...

Desde já lhe agradeço pela pronta atençao

obrigado

Gabriel Gregolon

Allan Feio disse...

Oi Gabriel,
a umidade é realmente um problema sério. Posso te dizer sinceramente que vai ser difícil solucionar este caso. Uma solução seria impermeabilizar esta parte da parede, para tentar amenizar a umidade. Se o estrago for grande, é aconselhável até substituir o reboco antes de aplicar o impermeabilizante. Outra saída seria aplicar uma textura nesta parede. A textura não vai solucionar o problema, mas pelo menos disfarça a aparência feia da parede. Espero ter respondido sua dúvida.
Continue acessando o blog e mandando suas dúvidas.

grande abraço
Allan Feio

Unknown disse...

Olá Allan
Estou em obras e precisando de uma escada caracol, porém não quero de ferro, mas sim de concreto, você conhece algum lugar aqui em Belém que fabrique essas escadas pré-moldadas?

Allan Feio disse...

Deia,
infelizmente não tenho nenhum fornecedor para te indicar.
Desculpe

Allan

Miralva disse...

Gostaria muito de saber o material da escada que inicia a página.. obridada

Allan Feio disse...

Milla,
infelizmente este projeto não é meu. Não saberia te detalhar qual é o material utilizado.
Desculpe não poder ajudar.

Abraço
Allan Feio

Anônimo disse...

Millenium Escadas Personalizadas

Escadas em concreto polido vazada

Nossa fanpage
Www.facebook.com/milleniumescadaspersonalizadas

Site
Www.escadasmillenium.com

Alex Hermes cel (41)9921-2517
Email
Alex.projetos@yahoo.com.br