segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Espaço gourmet: um novo conceito

Foto: Divulgação Internet
Ambiente integrado e funcional serve para reunir amigos em torno dos prazeres da culinária

Quem gosta de cozinhar e ao mesmo tempo reunir os amigos, já deve ter ouvido falar em um novo conceito de cozinha: o espaço gourmet, presente em grande parte dos lançamentos imobiliários atuais. Este diferencial, até pouco tempo atrás, era oferecido apenas em imóveis de alto padrão, mas vem se tornando uma constante em apartamentos de classe B. O ambiente gourmet tem como característica principal servir de ponto de encontro entre o cozinheiro e seus convidados. A proposta é integrar os amigos e a família, ao mesmo tempo em que é possível preparar alimentos sem precisar ficar isolado na cozinha. Consiste em um novo ambiente, sem eliminar a cozinha do dia-a-dia. Geralmente fica localizado próximo à sala de estar. O ponto forte da cozinha gourmet é a ilha, uma mesa central que reúne as pessoas em torno do cozinheiro. Exige-se um bom espaço, mas pode muito bem ser adaptada a um apartamento menor, e tem a vantagem de ser bem interativo e informal. Uma cozinha estilo americana, com uma mesa ou balcão que dê para a sala de estar, é uma boa opção porque integra os dois ambientes. Outra característica forte da cozinha gourmet é que os utensílios (panelas, assadeiras, espetos), eletrodomésticos (cafeteira elétrica, liquidificador) e condimentos saem dos armários e ficam expostos, como parte da decoração. Uma pequena adega com os vinhos preferidos do anfitrião também pode dar charme ao espaço da cozinha. Uma coifa é importante, assim como uma pia, fogão e uma geladeira auxiliam no preparo e na conservação dos alimentos. Balcão de granito é mais aconselhável que um de inox, que apesar da beleza, possui menor resistência e tende a apresentar riscos e arranhões. Já os móveis precisam de um cuidado ainda mais especial: a madeira tem que ser impermeabilizada, ou corre o risco de ganhar manchas de gordura. Quem dispõe de um ambiente maior pode incluir no projeto uma churrasqueira ou um forno de pizza para ampliar o menu. Você pode montar seu espaço gourmet na varanda, terraço ou até mesmo no quintal. Os custos são muito variáveis em função das dimensões do ambiente, da quantidade e da qualidade dos utensílios utilizados. Dependendo do grau de sofisticação dos equipamentos e da decoração, pode custar bem caro. Os preços variam entre R$ 10 mil e R$ 50 mil. Os custos aumentam ainda mais quando se começa a equipar o espaço com os mais variados objetos e eletrodomésticos high tech.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu preciso de uma dica bem moderna de cortina para quarto e sala pois eu acho suas ideias geniais

Anônimo disse...

Olá, boa tarde Allan!!!

Meu nome é Joscélia, estou enviando este e-mail com uma pontinha de esperança de que ele possa ser lido por você... e quem sabe ser respondido! Provavelmente deve ser uma pessoa muito ocupada!
Eu conheci um blog seu e resolvi te pedir ajuda! Vou ser bem direta para que não desanimes de ler o meu e-mail!
Eu gostaria de fazer uma reforma em minha casa e eu mesma dividi os cômodos como eu imagino ser interessante... na verdade, eu farei mudanças mínimas para não gastar muito, contudo, eu gostaria de fazer um home office, mas o lugar que dá para fazê-lo é próximo a cozinha, na verdade a porta do escritório ficaria de frente a mesa de jantar. Eu gostaria de saber se é inadequado que eu faça isso!

Fico grata por sua atenção,

Joscélia Monteiro

Allan Feio disse...

Olá Joscelia,

não é fácil dar um parecer sem conhecer realmente o local. Pelo que você falou o home office ficaria na sala e próximo da cozinha, em frente a mesa de jantar. Não vejo empecilho na localização do home office. Só é preciso ter cuidado para a mesa não atrapalhar o acesso ao ambiente. Continue sempre acessando o blog e mandando suas dúvidas quando preciso.

um grande abraço

Allan Feio