sábado, 2 de abril de 2016

Como planejar seu banheiro

Fotos: Internet
Um banheiro confortável, ergonômico e seguro é o sonho de muitos, mas nem sempre o espaço disponível é o ideal. Saiba como planejá-lo, conhecendo dicas e algumas medidas mínimas para racionalizar o uso, mesmo daqueles mais apertados.
* Deixe pelo menos 20 cm de largura em volta de cada lado do vaso sanitário e de 55 a 60 cm à sua frente.
* Louças sanitárias sem caixa acoplada ocupam menos espaço.
* Substitua o bidê por um chuveirinho. Ele deve ser colocado do lado esquerdo do vaso a uma altura de 60 cm do chão.
* A bancada do lavatório deve ter uma profundidade de pelo menos 55 cm, com 80 cm de largura e também de altura.
* A área do box deve permitir o movimento dos braços necessários para a lavar a cabeça, assim a medida mínima é 80 cm de largura. Deve, obrigatoriamente, possuir revestimento cerâmico nas paredes. Se preferir use cortina de banho: há no mercado opções divertidas e baratas.
* Espelhos são um ótimo recurso para ampliar o banheiro. Além de colaborar com o ganho de espaço, eles ajudam a melhorar a iluminação, pois refletem e espalham a luz.
* Faça a iluminação natural através de balancins voltados diretamente ao exterior. Isto proporcionará, além de uma boa iluminação, uma boa ventilação.
* Na iluminação geral, poderão ser utilizadas tanto lâmpadas fluorescentes quanto de led, lembrando que a segunda é mais econômica. Para o espelho é recomendado usar a luz quente, já que a luz fria pode alterar a maneira que vemos as cores.
* Quanto menor for o banheiro, menores devem ser os móveis.
* Para instalar prateleiras, espelhos, cabides, porta-toalhas, porta-xampus, papeleiras e armários no banheiro, é preciso tomar alguns cuidados para não furar nenhuma tubulação de água. O ideal é se informar por onde passam os canos antes de começar a furar a parede.





3 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Allan Feio!

Desde ja agradeço pela a oportunidade de lhe mandar um e-mail, estive lendo os seus documentarios e achei muito interessante então quero te pedir um sugestão. Irei pintar a minha casa mais estou com dúvida em que cor posso pinta-la. Meus mobiliarios do quarto são são cor mogno, na sala o sofá é marrom e na cozinha tanto o armário, a geladeira, o fogão são das cores branca. Que cor posso pintar esses ambientes????????

Querido muito obrigada e espero o seu retorno.

Atenciosamente.

Allan Feio disse...

Olá Edna,
a escolha da cor das paredes é sempre difícil. Você sabe que as cores têm o poder de interferir nas nossas vidas. Assim, a cor é muito importante. As tendências atuais apontam para os off-white, que são tons de cinza, a grosso modo diria que são brancos encardidos. Gosto muito também dos tons de café com leite, que são bem elegantes e casam bem em uma sala de estar, por exemplo. Outra cor que gosto muito é o pistache, um verde mais fechado e suave. O verde é uma cor neutra e muito positiva. A cozinha pede tons mais pasteis, pois geralmente é um ambiente pequeno. Assim, acho que poderias optar pelas famílias de marrom (café com leite) e verde. Sugiro também que antes de começar a pintura, você compre amostras de tintas para fazer o teste na sua casa, pois, as vezes, a cor que escolhemos no catálogo tem variação na sua parede. Para não ter surpresas desagradáveis, faça o teste antes.
Espero ter ajudado. Continue sempre acessando o site e comentando quando possível.

Um abraço
Allan Feio

Marília Malta disse...

Boa tarde Allan!
Estava na internet a procura de idéias para uma reforma que estou fazendo na minha casa. Tenho 2 banheiros relativamente quadrados (1,90m x 1,85m e 1,90m x 2m) mas a disposição atual das louças dá a impressão que o banheiro é ridiculamente minúsculo. Você tem alguma sugestão para disposição dessas louças de forma que o banheiro fique confortável? Obrigada!!!