segunda-feira, 14 de julho de 2008

A decoração do Home Office

Devido às mudanças que a tecnologia implementou nas relações de trabalho - internet, mecanismos de mensagem instantânea, telefone celular - é cada vez maior o número de pessoas que opta por trabalhar em casa, no chamado home office. Mas, mesmo que o espaço não tenha expediente em tempo integral, o fato é que o escritório de casa deve ser um local agradável e, claro, bem decorado. A montagem de um home office adequado, no entanto, merece atenção especial, seja qual for a atividade do usuário. A iluminação do ambiente de trabalho, a ergonomia e praticidade do mobiliário, bem como instalações elétricas que evitem acidentes com os equipamentos.
Para quem já tem um cômodo destinado para ser o escritório, tudo fica mais fácil. Se não é o caso, a solução é dar essa finalidade ao quarto de empregada, à despensa ou até mesmo a um closet. Espaços pequenos também podem se tornar um escritório agradável, desde que a arrumação dos móveis seja bem planejada.
Aliás, os móveis são elementos fundamentais na hora de tornar o espaço funcional. Se o escritório for utilizado para receber clientes, é importante ter um jogo de sofás fino e confortável. Uma escrivaninha espaçosa é outra requisição, assim como uma mesa de centro.
Na lista de itens básicos, não podem faltar mesa, cadeira - de preferência, ergonômica -, gaveteiro e armários. Se a intenção for utilizar o local também como biblioteca, estantes e uma poltrona confortável são itens essenciais.
Para lidar com os fios soltos dos equipamentos, uma alternativa é usar canaletas da cor da parede. A iluminação também não deve ser esquecida, principalmente para quem tem o costume de trabalhar de noite. Uma luminária potente pode fazer milagres.
As persianas são boas opções para o ambiente, pois sujam menos que as cortinas, além de combinar com o aspecto mais sério que o cômodo exige.
Para dar um toque mais feminino, os detalhes são essenciais para fazer a diferença. Um porta-lápis mais alegre ou porta-retratos espalhados, o toque da dona da casa muda o ar sisudo. Uma cor forte nas paredes também pode ficar interessante, assim como pinturas e esculturas, que deixam o ambiente muito mais bonito.

2 comentários:

Allan Feio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ola Allan,

Prabéns, seu Blog foi aprovado para ser nosso parceiro. O banner já esta publicado em www.portaldoarquiteto.com/blog/blog . Próximo passo é torcer para ser selecionado para colaborar com alguma publicação. Boa sorte.

Atenciosamente,

Bruno Tupinambá
Arquiteto - Coordenador de conteúdo