quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A edição 2013 da Casa Cor Pará

Fotos: Dilermando Cabral Jr
A Casa Cor Pará está chegando a sua reta final, mas eu não poderia deixar de mostrar aqui no blog um pouco do que ainda está sendo apresentado por lá. É a terceira edição da mostra em Belém e apesar de estar acontecendo no mesmo local do ano passado, tudo está diferente. A começar pelo projeto geral, que foi reformulado pelo arquiteto Aurélio Meira. Ele criou uma espécie de circuito, onde os ambientes ficam interligados, obrigando o visitante a percorrer todos os espaços. No total são 5.500m² e 40 ambientes decorados por 60 profissionais da arquitetura, design de interiores e paisagismo. O tema é 'Arte e Design - Um olhar muda tudo'. Os homenageados deste ano são o arquiteto Paulo Chaves, a cantora Gaby Amarantos e o chef de cozinha Thiago Castanho. Foi feita também uma homenagem póstuma ao artista plástico Antar Rohit, que dá nome à galeria de arte da Casa Cor Pará.
Confesso que me surpreendi positivamente com o evento deste ano. Os ambientes estão de extremo bom gosto e de alto nível. Gostei de tudo que vi por lá. Há bastante automação, comandado luzes, som e até abertura de armários. Vejam uma pequena amostra dos espaços:
  

Thiago Castanho ganhou a Cozinha Gourmet Experimental. No espaço foram ministradas aulas pelo próprio chef. O projeto é de Walace Almeida.
O Ponto de Encontro é uma praça indoor para quem visita a Casa Cor Pará e quer fazer uma pausa para seguir o circuito. Esse é o objetivo do arquiteto Caíque Lobo, que imprime o seu estilo inconfundível no ambiente.

A arquiteta Vanessa Maia ficou encarregada do Banheiro Feminino. Ela abusou do ladrilho hidráulico e de elementos retrô, como um gradil que decora uma das paredes.
O Home Office do Arquiteto é um ambiente totalmente automatizado. Idealizado pelos arquitetos Fábio Seixas, Marcos Loureiro e Fernando Navarro, o espaço é inspirado em Paulo Chaves. O ambiente alia alta tecnologia, funcionalidade e conforto.

Experiências sensoriais é o que propoem os arquitetos Heluza Sato e Maurício Toscano no ambiente Leal Moreira Experience. A primeira experiência é uma imersão, por meio de vídeos, em uma surpreendente piscina. Em seguida, uma área verde proporciona momentos de relaxamento e descontração, com elementos modernos como o piso interativo.
A Livraria é um dos ambientes funcionais da Casa Cor. Harianne Braga e Zinda Lobato quiseram trazer tranquilidade e bom gosto na hora da leitura. Destaque para a cascata de águas.

Tecnologia combina muito bem com conforto e bom gosto. No Loft High Tech, preparado pelas arquitetas Andréa Riccio e Ana Claudia Peres e pelo engenheiro de automação Sérgio Andrade, tem tudo isso. Os armários tem abertura controlada pelo tablet.
A Varanda Gourmet é uma tendência nos empreendimentos atuais. Helder Coelho procurou mostrar as várias possibilidades que um ambiente como este pode trazer.

Larissa Chady projetou o Living, um espaço amplo, clean, elegante e confortável. Um pergolado ocupa toda a extensão do ambiente, acompanhado por um belo paisagismo.
O Quarto do Menino é um verdadeiro playground, com elementos bastante coloridos e lúdicos. Tem espaço reservado para brincadeira, para o estudo e para o descanso. Tem até uma parede de escalada. Projeto de Ana Cecília Lima e Patrícia Matos.

A Suíte das Irmãs é um espaço prático e bonito, integrando quarto, closet e sala de banho. Foi pensado para duas irmãs em um ponto de transição da faixa etária adolescente para a adulta. O projeto é das arquitetas Maria Antonia Castro, Tatiane Madeiro e Ana Paula Furtado.
Um jovem que trabalha muito, vive ocupado e que precisa de praticidade e conforto em seu lar. Este é o cenário do Studio do Empresário, ambiente criado pelas arquitetas Raíssa Bonna Colares e Kamilla Baleixo.

Living com Cozinha Gourmet é o ambiente ideal para quem gosta de cozinhar e receber amigos. Conceição Barbosa pensou em todos os detalhes para transformar estes encontros em momentos agradáveis. Chama muito atenção a cozinha retrô preta da Florense.
Em homenagem ao Jazz e ao Blues, a Leal Moreira elaborou seu espaço temático em 212 m², o maior da mostra. Com assinatura dos arquitetos José Jr. e Ana Perlla, o espaço vem sediando shows musicais e apresentações artísticas. Foram criados movimentos no forro para favorecer a acústica. Pelas paredes, inúmeras ilustrações de artistas mundiais.

A Joalheria traz um conceito de fusão de duas artes: o artesanato marajoara e o trabalho do ourive. Ambas transformam a matéria bruta em obra de arte. No fundo, uma parede revestida com folhas de ouro e uma cortina de franjas. O responsável pelo ambiente é o arquiteto Henry Harada.
Para criar a Suíte da Cantora, espaço da Gaby Amarantos, a arquiteta Vanessa Martins fez uma pesquisa com a própria homenageada. É possível encontrar elementos religiosos e a cor vermelha, que ela mais gosta.

O Loft do Rapaz alia estilo e despojamento. É um duplex de 93 m², idealizado para acolher um jovem solteiro que gosta de viajar. Projeto de Laíldo Mendes.
A delicadeza e a funcionalidade das docerias francesas foram a inspiração para a Doceria na Casa Cor Pará. Idealizado pelas arquitetas Karen Casseb e Beth Gaby, o espaço tem ares românticos, como colunas trabalhadas no estilo francês, cúpula de ferro com recortes, lustre de cristal e adornos.

Serviço:
Quando: Até 01/12, das 17h às 23h.
Onde: Av. Conselheiro Furtado, nº 100, ao lado do Espaço São José Liberto.
Quanto: De terça a quinta o valor é de R$ 25. Nos fins de semana e feriados, R$ 30.

Nenhum comentário: