quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Um pouco mais da CasaCor Pará

A CasaCor Pará já é um sucesso. Desde sua inauguração não se fala em outra coisa na cidade. Todos estão encantados com o talento e criatividade dos nossos profissionais. Até o designer Marcelo Rosenbaum ficou admirado com o que encontrou por aqui. Como falei no post anterior, a CasaCor Pará foi instalada em um antigo quartel da PM, com mais de 130 anos, e conta com 70 espaços projetados por 134 profissionais, entre arquitetos, designers e paisagistas. Como até agora só falei do meu ambiente, o Boulevard 02, resolvi mostrar um pouco mais dos outros espaços.
A Garagem é o meu ambiente preferido. É um ambiente bem contemporâneo, com toques hi-tech. O arquiteto Helder Coelho mostra que a garagem não é um espaço apenas para guardar o carro. Há uma área para o bar, com gavetas climatizadas para aquela cervejinha, e poltronas confortáveis. Um grande pneu serve de moldura para a TV de led. Além deste, o pneu está presente em outros elementos como no piso e em uma cadeira. Neste ambiente está exposto ainda o novo lançamento da Nissan, o March.


O Hall Nobre, de Marina Aguilera, Bárbara Florêncio e Renata Leitão, também tem um toque hi-tech, especialmente em função do elevador futurista em formato de cápsula. Ele fica localizado ao lado do meu ambiente e está divido em dois andares. Na parte de baixo, as arquitetas criaram vários puffs circulares, com diâmetros, tecidos e cores diferentes. O piso da escada foi revestido com carpete preto. Na parte superior, o espaço é composto por uma estante preta laqueada e uma poltrona berinjela, entre outros móveis.


O ambiente de Heluza Sato e Maurício Toscano, o Átrio, é bastante original, e não foi à toa que recebeu o prêmio com este título. Ele foi dividido em dois espaços. O primeiro é bem contemporâneo, com destaque para o belíssimo lustre Discocó em forma de pétalas e uma gigantesca foto bem debochada de autoria de Walda Marques. O piso é reciclado, mostrando a preocupação dos arquitetos com a sustentabilidade. As paredes e o teto são formados por placas de MDF em tamanhos e profundidades diferentes, causando um efeito bem interessante, destacado ainda mais pelas luzes de led embutidas. O segundo ambiente é mais clássico, fazendo um contraponto ao primeiro. Os estofados em tecido fendi são bem imponentes, com detalhes em capitonê.


O Boulevard 01, que tem a assinatura de Ana Perlla e José Junior (que projetaram também o Lounge ORM e o Leal Moreira), é bastante ousado e colorido. Paredes e móveis foram grafitados pela artista plástica Drik-a Chagas. A proposta do espaço é contar um pouco da história da Construtora Leal Moreira, com inúmeras referências a um canteiro de obras. Há uma instalação com carrinhos de mão coloridos, as paredes são revestidas com madeirit e capacetes de obra fazem às vezes de vasos em um jardim vertical.


A Suíte da Filha também é bastante colorida. Fernando Navarro, Fábio Seixas e Lilian do Carmo projetaram um ambiente com espaços para dormir, estudar, maquiar e vestir. Foi pensada para uma It Girl (garotas ligadas ao mundo fashion, que criam tendências e são referências para outras garotas). A cama em estilo de tatame ganha destaque com um painel de vidros coloridos na cabeceira. Para contrastar com os elementos alegres, o piso é em madeira natural certificada.


A Sala de Jantar da Beth Gaby é super elegante. A mesa de jantar redonda de oito lugares tem tampo em mosaico de granito, criado especialmente para o evento por um artesão de Icoaraci. O lustre imponente, o grande espelho e o papel de parede dourado trazem sofisticação ao espaço. Há ainda um piano e uma gigantesca tela com a imagem de um elefante.





O Banheiro Público Feminino foi inspirado na cantora Juliana Sininbú. É revestido com um porcelanato que imita mármore da marca Ceusa, com detalhes em ladrilhos hidráulicos. Há uma faixa de televisores de Led que partem do piso e seguem pela parede. A autoria é de Roberta Mulatinho e Esther Castaneira.





A Suíte Máster de Ricardo Siqueira é o sonho de consumo de qualquer casal. Este ambiente ganhou o prêmio de Melhor projeto de uso residencial. Vários tons de uva surgem pelo quarto, como nas cortinas e nas almofadas. Uma espécie de teia, que serve de cabeceira e sobe pelo forro, causa um efeito inusitado. O banheiro é dividido em dois, com espaço exclusivo para a esposa e outro para o marido. A integração ficou por conta do chuveiro único, que conecta os dois espaços. Há ainda uma área de massagem, com chuveiros e cromoterapia.



A Cozinha Gourmet de Anete Klautau e Virginia Araújo é outro ambiente super interessante. A bancada amarela de Silestone é o destaque do local. Por sinal, o amarelo veio com tudo nesta CasaCor. Aparece ainda na Temakeria (Henry Harada), na Recepção (Bruno Carreira e Alessandra Vianna), no Hall da Escada 01 (Milene Barros e Isabela Furtado), no Gabinete de Gestão Integrada (Samantha Nahon e Luciana Santos Bisi) e na Cozinha do Chef Paulo Martins (José Eduardo Leão, Hugo Leão e Michel Barbosa).



O Estúdio do Colecionador ganhou o prêmio de melhor ambiente da CasaCor. O arquiteto Caique Lobo criou um espaço todo em tons pasteis, bem intimista. Muitos móveis de fibra, como por exemplo uma poltrona que fica pendurada no teto.










Gosto bastante do Office do Publicitário, das talentosas Patricia Povoa, Laiza Meireles e Luciane de Lucena. O espaço é cheio de elementos coloridos, com muita Toy Art e anúncios antigos, distribuídos pela grande estante com nichos laqueados com diversos tamanhos. No centro do projeto está a imponente poltrona Out/In, de Philippe Starck, com um encosto alto que envolve o usuário.


Além destes, há ainda a Cafeteria (Verena Cascaes e Natalia Antunes) inspirada na bonequinha de luxo, o Estudio do Campeão (Lena Almeida) em homenagem ao Lyoto Machida, o Office do Designer (Larissa Luci e Lívia Santana), o Loft da cantora Fafá de Belém (Vanessa Martins), o Camarim da Artista (Karina Caetano e Manoel Corrêa Junior) com bastante automação, o Home Office do Advogado (Georgia Teixeira, Aíla Oliveira, Clélia Maria Andrade e Felipe Eutrópio) com preocupação com a acessibilidade e inclusão, entre diversos outros espaços.

Serviço: A CasaCor Pará acontece até 16 de novembro. Abre de terça a sexta das 16 às 22h (Ingressos a R$20) e sábados, domingos e feriados das 12 às 22h (Ingressos a R$25).
www.casacorpara.com.br

Fotos: Revista C&D, Dilermando Cabral e ItDecor

7 comentários:

Paula Kasas disse...

Oi Allan,
Realmente surpreendente!
Bjus
Paula Kasas
A Moda em Casa e Construção

Paula Kasas disse...

Oi Allan,
Realmente surpreendente!
Bjus
Paula Kasas
A Moda em Casa e Construção

Rita M. disse...

Belém merecia uma Casa Cor. Parabéns aos profissionais.

Manu disse...

Tudo muito lindo. já fui vizitar e adorei tudo que vi. A garagem é realmente deslumbrante. Gostei também do ambiente do Lyoto.
Quero ir de novo.

Alexandre Paes disse...

Parabéns Allan. Teu ambiente está muito bonito. Bem diferente do que costumamos ver.
Quem ainda não foi na casacor deve ir.

Leidiana disse...

O banheiro é um luxo. Já queruuuuuuuuuuuu!!!!!!!!

Fernanda Silva disse...

Geralmente frequento a Casa Cor SP, mas essa do Pará não está perdendo em nada!